Óleo de jojoba, excelente para os cabelos oleosos

A jojoba, de nome científico Simmondsia chinensis, é uma espécie de arbusto nativo de desertos…


A jojoba, de nome científico Simmondsia chinensis, é uma espécie de arbusto nativo de desertos localizados no Arizona, na Califórnia e no México. O óleo produzido com essa planta apresenta diversas propriedades medicinais e cosméticas, podendo ser utilizado para diversos fins. De coloração quase transparente e sem odor, o óleo de jojoba é de fácil manuseio e aplicação por não ser muito espesso, sendo absorvido pela pele rapidamente. Este óleo pode ser encontrado em lojas de produtos naturais e em sites especializados.

Óleo de jojoba, excelente para os cabelos oleosos

Foto: Reprodução

As propriedades do óleo de jojoba

O óleo de jojoba possui vários nutrientes, dentre os quais podemos destacar os minerais zinco, silício e iodo; os ácidos; cromo; vitaminas do complexo B e vitamina E.

Como usar o óleo de jojoba?

Nos cabelos

Considerado um dos melhores remédios naturais para o tratamento da caspa, para melhorar a qualidade dos fios e estimular o crescimento dos fios, o óleo de jojoba também apresenta propriedades hidratantes e antissépticas. É indicado para pessoas com cabelos muito oleosos já que o óleo trata o couro cabeludo, regulando a oleosidade e dissolvendo o sebo acumulado nos fios, promovendo uma limpeza profunda.

Saiba mais sobre os benefícios que óleo de jojoba proporciona aos cabelos:

  • Por imitar o sebo do cabelo, que também tem a função de hidratar, o óleo de jojoba é considerado um potente hidratante, protegendo os cabelos da quebra e evitando as pontas espigadas;
  • Ao realizar uma profunda limpeza, eliminando as células mortas e desobstruindo o couro cabeludo, o óleo estimula o crescimento dos fios;
  • Devido às suas propriedades antibacterianas e antifungos, o óleo de jojoba livra o couro cabeludo de dermatites, eczemas e psoríases;
  • Melhora a circulação sanguínea do couro cabeludo.

Receita de condicionador natural para cabelos secos

Veja uma receita de condicionador natural preparado com óleo de jojoba para tratar cabelos secos:


Ingredientes:

– 3 colheres (sopa) de água morna;
– 1 colher (sopa) de óleo de jojoba;
– 1 gema de ovo;
– 7 gotas de óleo essencial de mirra;
– 3 gotas de óleo essencial de gerânio;
– 2 colheres (sopa) de proteína em pó.

Modo de preparo:

Misture todos os ingredientes em um recipiente não metálico. Após lavar os cabelos com xampu, use esse condicionador, deixando nos fios por cerca de cinco minutos. Lave e aplique o condicionador que você costuma utilizar normalmente.

No corpo

Por ser baixo em toxicidade, o óleo de jojoba também é indicado para eliminar bactérias que causam inflamações na pele, podendo tratar casos de psoríase, acne, pé de atleta e verrugas.


Reportar erro