Óleo de gerânio – Benefícios para o corpo e mente

Encontrado principalmente na África do Sul, Madagascar, Egito e Marrocos, o óleo de gerânio tem…


Encontrado principalmente na África do Sul, Madagascar, Egito e Marrocos, o óleo de gerânio tem propriedades antissépticas, antidepressivas, diuréticas e age como bactericida. Considerado por alguns médicos como o “óleo da mulher” por conter hormônio natural, o óleo ajuda a hidratar a pele, relaxar e ainda combate os sintomas da TPM e da menopausa e seu aroma é floral, forte e intenso, semelhante ao cheiro das rosas. Quando usado na aromatização de ambientes, tratamentos corporais ou escalda-pés, o óleo transmite benefícios físicos e mentais, ajudando a relaxar e a alcançar estabilidade emocional, além de agir em todo o órgão reprodutor feminino e em distúrbios circulatórios.

Óleo de Gerânio

Foto: Reprodução

Como aproveitar os benefícios do óleo de gerânio?

Também conhecido como óleo da coragem, o óleo de gerânio dá estímulo para tomar atitudes e enfrentar os desafios do dia a dia. Quando combinado com lavanda e bergamota, reduz o estresse e acalma a mente, ajudando nos processos de síndrome do pânico e depressão.

Quando usado com o óleo de menta, o gerânio pode ajudar no controle dos vícios, como cigarro, álcool e drogas. Essa mistura ajuda também no processo de emagrecimento, principalmente se houver concomitantemente uma alimentação saudável e balanceada e a prática de exercícios.

O óleo ainda pode ser utilizado junto com cremes ou gel neutro, auxiliando no processo de equilíbrio, hidratação e brilho da pele, principalmente no frio.

Como fazer o óleo?

Para fazê-lo coloque em um gel neutro, duas gotas de gerânio, duas de grapefruit e duas de essência de pau rosa. Misture bem e passe diariamente no corpo para que sua sinergia esteja equilibrada e positiva.


Para obter efeito relaxante, aplique o gel sobre a pele acompanhado de uma massagem terapêutica nas regiões do corpo que mais acumulam estresse e onde houver dores musculares.

No combate das inflamações e infecções, celulites, pele ressecada e acnes, aplique o óleo sobre o local afetado.

Chá de gerânio

Para o alívio de cólicas menstruais, em uma xícara de água quente, coloque folhas secas de gerânio e deixe descansar durante 15 minutos. Coe e adoce com açúcar ou mel. Este chá é eficaz no combate da diarreia e da hemorragia interna também.

Aromaterapia

Seus benefícios na aromaterapia estão diretamente ligados ao emagrecimento e à alimentação. Com o óleo será mais fácil manter-se em sua dieta e emagrecer com eficácia. As propriedades do óleo estimulam ainda a autoestima, fazendo com que a mulher sinta-se bem, tenha amor-próprio e vontade de vencer na vida.

Contraindicações

Seu consumo é contraindicado para mulheres grávidas ou lactantes. A planta não possui efeitos colaterais mas, caso seja de seu interesse, consulte um médico antes de iniciar o tratamento.


Reportar erro