Óleo de fígado de bacalhau

Com propriedades bastante benéficas apara a saúde, o óleo de fígado de bacalhau ainda é…


Óleo de fígado de bacalhau

Imagem: Reprodução

Com propriedades bastante benéficas apara a saúde, o óleo de fígado de bacalhau ainda é pouco conhecido entre as pessoas. Esse óleo é uma fonte rica em vitaminas A e D, até mesmo um pouco de vitamina K, além de possuir Ômega-3 e ácidos graxos essenciais para o organismo. Redução dos efeitos das inflamações e alergias são apenas alguns de seus benefícios e, por isso, deve aparecer na dieta de quem deseja uma vida saudável.

Os benefícios das vitaminas A e D

Vitamina A

  • Age como antioxidante;
  • Melhora o sistema imunológico, principalmente em pessoas portadoras do HIV;
  • Ajuda também as pessoas com hipotireoidismo;
  • Idosos com diabetes tipo 2 geralmente têm grandes problemas com a deficiência da vitamina A, mas ao tomar o óleo a situação tende a melhorar consideravelmente.

Vitamina D

  • Tem ação benéfica sobre as membranas e células epiteliais;
  • É essencial para que o organismo absorva o cálcio, já que a deficiência desse mineral pode provocar osteoporose, osteomalácia e raquitismo, por exemplo;
  • Essa vitamina também contribui para o equilíbrio hormonal, possibilitando, por exemplo, as mulheres que sofrem com os sintomas da TPM de terem um pouco menos de oscilações de humor durante esse período.

Como o óleo de fígado de bacalhau pode ser encontrado no mercado?

No mercado existem vários tipos de óleo de fígado de bacalhau, contudo algumas das versões podem não ser exatamente saudáveis ou ideais para o seu caso. Ao ler atentamente a lista de ingredientes, contida no rótulo, pode ser que encontre algo indesejado, como óleo de soja, aromatizantes, sabor artificial, corantes, etc.


Caso não encontre no supermercado que costuma frequentar, é possível encontrar o óleo de fígado de bacalhau em farmácias de manipulação. O problema surge quando elas aceitam a venda apenas mediante receita médica, por isso é interessante visitar um médico antes. O profissional irá lhe orientar sobre a dosagem correta e o meio mais conveniente para o seu caso. Algumas drogarias comuns costumam ter o óleo em forma de cápsulas e não é necessário ter a receita médica em mãos, mas o certo é ter orientação de um. Fique atento ao rótulo, para saber se a cápsula é realmente pura ou não.

Importante!

Jamais confunda o óleo de PEIXE com o óleo de FÍGADO DE BACALHAU. Cada um tem propriedades diferentes e o segundo é mais saudável. Lembre-se de que, ao aderir o óleo de fígado de bacalhau à sua dieta diária, é importante ingerir bastante cálcio, pois não faz bem ingerir muita vitamina D sem ter esse mineral em quantidade suficiente. Esse é um detalhe imprescindível para a boa saúde dos ossos!


Reportar erro