Óleo de camomila – Benefícios e propriedades

A camomila é uma erva que age como calmante e digestiva, além de suavizar e…


A camomila é uma erva que age como calmante e digestiva, além de suavizar e clarear a pele e os cabelos. Com uso interno e externo, a camomila pode ser usada como calmante natural, agindo no combate à tensão nervosa, insônia e dores de cabeça. O óleo é extraído da camomila por meio de prensa fria de forma a manter suas propriedades físicas e químicas, potencializando sua cor, sabor e aroma, além de concentrar seus benefícios.

Óleo de camomila - Benefícios e propriedades

Foto: Reprodução

Os benefícios e propriedades do óleo de camomila

O óleo de camomila é indicado para aliviar dores musculares, de cabeça, de dentes, de ouvidos, além das enxaquecas e dores derivadas do reumatismo. Além disso, pode ser usado para o tratamento de diversos problemas de pele como acnes, eczemas, erupções cutâneas, feridas, pele seca, dermatites e reações alérgicas. Para os bebês, a aplicação é feita nas gengivas para aliviar as coceiras dos nascimentos dos dentes, além da cólica e da diarreia. Para mulheres, pode ser usado para aliviar dores provenientes da tensão pré-menstrual.

Possui propriedades analgésica, antialérgica, combatente da anemia, anticonvulsivante, antidepressiva, antiemética, antirreumática, antisséptica, antiespasmódica, bactericida, cicatrizante, digestiva, diurética, emenagoga, emoliente, febrífuga, hepática, sedativa, estomáquica, tônica e vermífuga. Possui efeitos emocionais relaxantes eliminando a tensão, raiva e medo, além de trazer conforto, sensação de paz e bem estar.


Como usar a camomila para acalmar a pele e cuidar dos cabelos?

Seus benefícios para a pele envolvem o tratamento de queimaduras, bolhas, inflamações, úlceras, furúnculos e feridas, podendo ser auxiliar ainda no tratamento de acne, pé-de-atleta, herpes, dermatite e alergias, além de melhorar a elasticidade da pele. Pode ser usada na forma de compressas ou massagens diretamente na área afetada. A camomila possui propriedades clareadoras, ajudando a clarear tanto a pele como os cabelos. Para alcançar seus objetivos calmantes para a pele, você pode usar na forma de compressas com o chá de camomila ou com o óleo dissolvido em água, ou ainda na forma de banho, colocando algumas gotas do óleo em uma banheira, ou um punhado das flores secas.

O uso do óleo na pele, além de combater os males já citados, auxilia no fortalecimento do tecido cutâneo, hidratando-o e protegendo-o contra o ressecamento. Para os cabelos, seus benefícios são animadores: o óleo cria camadas que selam os fios, mantendo-os hidratados, além de devolver o brilho, proteger o couro cabeludo e clarear naturalmente a cor.

Existem contraindicações?

A camomila, assim como seu óleo essencial, não deve ser consumida por gestantes, principalmente durante os primeiros quatro meses de gestação. Em grandes quantidades, pode ser ligeiramente hipnótica ou soporífera. O óleo de camomila deve ser usado sempre diluído.


Reportar erro