Óleo de amendoim é mais saudável que muitos óleos

Os óleos fazem parte de nossa alimentação e, diferentemente da maioria deles, o óleo de…


Os óleos fazem parte de nossa alimentação e, diferentemente da maioria deles, o óleo de amendoim, derivado do grão de amendoim, traz muitos benefícios à nossa saúde. Rico em vitaminas e sem cheiro ou sabor, ele traz benefícios ao coração, ao humor e à pele.

Óleo de amendoim

Foto: Reprodução

Propriedades e benefícios

O óleo de amendoim é rico em vitamina E e Ômega 6, que previnem a formação dos radicais livres. A vitamina E é um antioxidante que fortalece as células, auxiliando no combate ao envelhecimento precoce; o Ômega 6 é um renovador celular. O óleo tem grande quantidade de gorduras monoinsaturadas/insaturadas, que previnem a formação de coágulos nas artérias, protegendo o coração. Por este motivo, é indicado aos que sofrem de problemas cardíacos. Converse com o seu médico a respeito do uso deste óleo.

Este óleo também auxilia na diminuição do LDL (colesterol ruim) mantendo a quantidade do colesterol bom (HDL). Outro benefício do óleo é que ele possui vitaminas do complexo B em sua composição, que ajudam a manter o mau humor longe.

Além de fazer bem ao coração e ajudar a prevenir o envelhecimento precoce, este alimento não é contraindicado a pessoas alérgicas e possui a mesma quantidade de calorias de qualquer outro óleo, 9 por grama, sendo 90 calorias para 1 colher de sopa.


O óleo de amendoim também atua na prevenção de doenças neurológicas, estimula o sistema imunológico e o sistema nervoso.

Como utilizar o óleo na cozinha?

Ao contrário dos outros óleos, o de amendoim não perde as suas propriedades e nem libera substâncias nocivas ao ser aquecido acima de 180ºC, mantendo os seus nutrientes e dando um sabor suave aos alimentos. O óleo de amendoim pode ser usado em frituras, ele é mais resistente à oxidação do que os demais óleos e azeites, além de não engrossar, não soltar fumaça e nem escurecer durante o processo de fritura.

Óleo de amendoim na estética

Além de ser utilizado na cozinha, o óleo de amendoim auxilia na reconstrução dos tecidos, sendo ideal para grávidas e para evitar estrias e flacidez. A dica para manter a pele hidratada é misturar o óleo de amendoim com água e aplicar sobre a pele. A mistura deve ser muito bem feita. É recomendado não aplicar em regiões mais sensíveis, como o rosto.

Cautela no uso

Embora tenha muitos benefícios, o uso do óleo de amendoim deve ser moderado, pois pode perder o efeito se consumido em excesso.


Reportar erro