Oito alimentos que ajudam na prevenção do AVC

O AVC está entre as 5 maiores causas de morte em todo o mundo; conheça 8 alimentos que, quando inseridos na alimentação, ajudam na prevenção desse problema


A sigla AVC representa a expressão acidente vascular cerebral, problema que está entre as cinco maiores causas de morte em todo o mundo, ocupando o terceiro lugar. Fica atrás apenas das doenças cardíacas e do câncer. Atualmente, é possível evitar o AVC, segundo estudos, mantendo uma alimentação e hábitos de vida saudáveis, que ajudam a reduzir em quase 30% as chances de passar pelo derrame.

O AVC pode afetar tanto as pessoas de idade mais avançada quanto as mais jovens e, por isso, os cuidados têm que ser parte da vida de todos, independentemente de sexo ou idade. Mas atenção, lembramos que as dicas de alimentos que ajudam na prevenção do AVC não valem muito se você continuar com uma alimentação desequilibrada. É preciso alimentar-se de forma saudável combinando adequadamente os alimentos. Pratique exercícios e mantenha uma rotina de vida saudável livre do estresse e dos alimentos inadequados.

Oito alimentos que ajudam na prevenção do AVC

Foto: Reprodução/ internet


Alimentação

Os alimentos não só ajudam a diminuir as chances de AVC, mas também proporcionam uma melhor qualidade de vida.

  1. A cenoura, segundo estudo realizado em 2008, quando ingerida regularmente – cerca de cinco unidades por semana – ajuda a reduzir em 50% os riscos de sofrer um AVC. Isso porque é rica em antioxidantes, o que evita que os coágulos se formem nas artérias, favorecendo ainda a circulação sanguínea.
  2. O abacate é muitas vezes mal visto por ser um alimento gorduroso, mas o que muitos não colocam na balança é que trata-se de gorduras saudáveis. Meio abacate ao dia seria o suficiente, isso por ser rico em ácidos graxos, que trazem muitos benefícios ao cérebro, para prevenir a oxidação celular e o envelhecimento prematuro.
  3. Couve-de-bruxelas é outro alimento benéfico nesse sentido. Por ser rica em potássio e folatos, que são fundamentais para combater o colesterol alto, a acumulação de gorduras nas artérias e para favorecer a eliminação de toxinas por meio da urina, são eficazes no combate às chances de AVC.
  4. Uma deliciosa salada de tomate pode ajudar na prevenção ao AVC. Isso porque é uma fonte natural de antioxidantes, como é o caso do licopeno. Esse é adequado no combate ao AVC devido à capacidade que tem de atuar no organismo reduzindo a tensão arterial, favorecendo ainda a circulação sanguínea.
  5. Melão e melancia são duas frutas ricas em antioxidantes, água e minerais que são excelentes para combater o colesterol alto e evitar a arteriosclerose.
  6. Sardinha é, certamente, outro alimento que deve ser inserido na alimentação para ajudar na prevenção do AVC. Isso por ser rica em gorduras saudáveis, cálcio e vitamina D.
  7. Aveia, quando consumida em jejum, ajuda a reduzir os níveis de açúcares no sangue, além de manter o LDL, ou seja, o colesterol ruim, em níveis equilibrados. Ela ajuda ainda a reduzir o estresse e tem muitos nutrientes benéficos à saúde cerebral, como por exemplo o zinco e o ferro.
  8. O chá verde, muito associado às dietas, traz benefícios para quem quer combater os riscos de AVC. Isso porque é rico em antioxidantes e compostos que reduzem o colesterol. Consuma sempre 20 minutos depois das refeições.

Reportar erro