Porque deixar os industrializados e apostar 100% em comida de verdade

Pensando no direito à saúde e na alimentação saudável, o Ministério da Saúde elaborou um Guia Alimentar para a População Brasileira.

Ele é um documento que aborda os princípios e as recomendações de uma alimentação balanceada, configurando-se como instrumento de apoio às ações de educação alimentar e nutricional no SUS e em outros setores.

Quem busca por saúde deve investir em alimentos naturais (Foto: freepik)

Segundo o Guia Alimentar, quem busca por saúde e qualidade de vida, deve-se investir mais em alimentos in natura e minimamente processados, a famosa comida de verdade, que encontramos na feira, hortifrúti, açougue, peixaria.

Quanto maior for a nossa ingestão de fibras, antioxidantes, vitaminas, minerais, carboidratos de boa qualidade, gorduras boas e proteínas ricas em aminoácidos essenciais, menor será o risco de desenvolvermos obesidade, compulsão alimentar, fadiga, constipação, celulite, retenção hídrica e doenças cronicas.

Uma alimentação baseada em produtos processados e ultra processados, os famosos industrializados, traz sérios riscos à nossa saúde.

Por serem ricos em açúcares, gorduras ruins, sal e aditivos químicos (calorias “vazias”), podem gerar disbiose, inflamação, ganho de peso, diabetes, esteatose hepática, doença cardiovascular, resistência insulínica e até câncer.

Portanto pessoal, o lema é: “descasque mais e desembale menos” que a sua saúde agradece!