O que fazer para eliminar o sal em excesso no organismo?

O excesso de sal pode causar várias doenças, como hipertensão arterial e pedras nos rins. Saiba como eliminar a substância em excesso no organismo


O excesso de sódio, componente do sal de cozinha, pode causar ou agravar várias doenças, como hipertensão arterial, pedras nos rins, osteoporose e insuficiência renal, além de elevar as chances de doenças autoimunes e acelerar o envelhecimento.

O sódio não está presente apenas no sal branco, mas também nos alimentos industrializados – inclusive os doces – e a substância deve ser consumida com cautela.

Neste artigo, saiba como eliminar o sal em excesso no organismo.

O que fazer para eliminar o sal em excesso no organismo?

Foto: Free Images

Problemas causados pelo excesso de sal

O excesso de sal pode contribuir para os seguintes problemas de saúde:

Hipertensão

O sal em excesso aumenta a capacidade sanguínea de transferir os líquidos dos tecidos para o sangue e o organismo, tentando preservar o equilíbrio,  e aumenta a pressão arterial.

Problemas nos rins

Consumir muito sal pode comprometer as funções do rim, pois o órgão tem uma capacidade limitada para filtrar e excretar a substância. Ingerir sal em excesso também aumenta os riscos de cálculo renal.


Envelhecimento precoce

O excesso de sódio provoca desidratação celular, deixando o metabolismo das células mais lento, até a sua eventual morte, o que pode levar ao envelhecimento precoce.

Outros problemas de saúde

De acordo com especialistas, o sal, além de regular os fluidos corporais e a pressão arterial, também afeta o sistema imunológico e a formação óssea, além do paladar. Por este motivo, o excesso de sal pode agravar condições como osteoporose e doenças autoimunes, além de alterar o paladar.

Como eliminar o excesso de sal no organismo?

Diuréticos

Para eliminar o excesso de sal no organismo, podemos utilizar um diurético, que é um componente que aumenta o volume de urina produzida nos rins, permitindo a eliminação de determinadas substâncias ou toxinas do corpo.

No caso da eliminação do sal, o processo é denominado natriurética. De acordo com o livro “Enciclopédia das Plantas Naturais”, o sal em excesso pode ser eliminado pelo uso de plantas ricas em potássio. Alguma das plantas natriuréticas são a cavalinha, cebola, feijoeiro, alcachofra, bardana, macieira, grama-francesa, gatunha, arenária, milho, freixo, piteira e visco-branco.

Lembre-se de consultar um especialista antes de consumir qualquer infusão. Apenas o médico poderá avaliar as quantidades necessárias ou os riscos, como possíveis interações medicamentosas.

Alimentos ricos em potássio

Ao aumentar a ingestão de potássio, isto poderá baixar os níveis de sódio no organismo. Os alimentos ricos em potássio incluem a cenoura, batata doce, pêssego, leite, ameixa, peixe, molusco, banana e vegetais verdes folhosos, como o feijão verde.


Reportar erro