O óleo de sésamo é um aliado das mulheres na menopausa

Também conhecido como óleo de gergelim, o óleo o tratamento da descalcificação, problema resultante da menopausa


A natureza está repleta de elementos que podem ser usados no tratamento de doenças que afetam o organismo humano e na prevenção de outros problemas de saúde.

Existem alguns produtos extraídos dela que são pouco conhecidos devido as suas recentes descobertas, como é o caso do óleo de sésamo.

Também chamado de óleo de gergelim, este item é um velho conhecido das cozinhas, pois é bastante utilizado nos preparos de determinados alimentos há séculos. Já o emprego deste óleo no campo da saúde é recente, mas o sucesso é tão evidente que suas aplicações são comuns na sociedade atualmente.

mascao-oleo-de-sesamo-e-um-aliado-das-mulheres-na-menopausara-fotos

Foto: depositphotos

Propriedades e benefícios do óleo de sésamo

Anti-inflamatório

Um dos grandes destaques do óleo de sésamo é a propriedade anti-inflamatória que ele possui, adquirida através da presença de ácidos graxos, linoleicos e oleicos.

Estas três substâncias que aparecem na composição do produto natural são responsáveis por diminuir as dores nas articulações e nos ouvidos. Além disso, é um grande aliado das mulheres, uma vez que com essa mesma propriedade ele consegue minimizar as cólicas menstruais;

Alzheimer

Outro importante efeito deste produto natural é a capacidade de atuar contra doenças degenerativas, como mal de Alzheimer, câncer etc.


Este fator se deve a presença de antioxidantes, principalmente a vitamina E. Este nutriente também age no cuidado da pele, promovendo o rejuvenescimento, flacidez, acne etc;

Infarto

A presença de ômega-3 e ômega-6 estimula  sistema circulatório a funcionar melhor, tendo um efeito redutor de colesterol ruim na corrente sanguínea e ainda conseguindo impedir o acúmulo de gorduras nas artérias. Todos esses efeitos previnem derrames, infartos e outros problemas relacionados ao bombeamento do coração;

Sistema nervoso

Para quem possui problemas neurológicos, o óleo é bastante indicado, tendo em vista que ele possui uma vasta quantidade de magnésio na composição, nutriente responsável pelo fortalecimento do sistema nervoso, a recuperação do ânimo de pessoas deprimidas e ainda evita que o organismo sofra com um possível esgotamento mental;

Menopausa

Além de todas essas funções importantes, este produto também consegue ser essencial em dois momentos da vida das pessoas, no caso geral a velhice e no caso das mulheres a menopausa.

Isto ocorre porque existem fosfolípides e lecitina no sésamo, melhorando a memória de quem o consome. Já com relação ao período que o sexo feminino passa, a presença de cálcio facilita o tratamento da descalcificação, problema resultante da menopausa.

Formas de utilização

O óleo de gergelim pode ser aplicado diretamente no rosto para combater os problemas de pele. Depois de utilizado, deve-se esperar 20 minutos para que o produto realize sua ação. Em seguida, retira-se com água corrente.

Já se o intuito é cuidar da saúde interna do corpo, podem ser feitos dois tratamentos: massagem com o óleo no local afetado, em caso das dores, ou ingerir uma colher (de chá) da substância pura logo pela manhã e ainda de jejum.


Reportar erro