O jeito que você arruma o armário da cozinha pode estar errado. Este é o certo

Nem todo alimento deve ser armazenado no armário, alguns por exemplo devem ser guardados na geladeira ou balcão. Veja como organizar


Cuidar do armazenamento dos alimentos é tão importante quanto saber escolher as opções mais saudáveis. Por isso que organizar o armário é uma das medidas cruciais dentro da cozinha, principalmente para quem deseja cuidar da saúde, uma vez que não se trata apenas de uma questão de arrumação.

Desta forma, se faz necessário criar uma logística a respeito deste assunto, levando em consideração datas de validade, tipos de embalagem e as variedades de alimentos.

Como arrumar o armário de cozinha?

Selecione os alimentos próprios para o armário

Nem todo alimento deve ser armazenado no armário, alguns por exemplo devem ser guardados na geladeira ou balcão. Por esta razão, o primeiro passo é separar corretamente os produtos, respeitando suas particularidades. No armário devem ser armazenados todos os alimentos que precisam ficar no escuro, ou seja, que se alteram ao entrar em contato com a luz do sol.

O jeito que você arruma o armário da cozinha pode estar errado. Esse aqui é o jeito certo

Foto: depositphotos

Além disso, os produtos secos também devem ficar neste espaço da cozinha, pois não devem ficar em locais com umidade. São exemplos destes tipos de alimentos, os biscoitos, cereais, frutas secas, sementes oleaginosas, molhos fechados, leite, café, temperos etc.


Posicione-os de acordo com a validade

Muitas vezes você acaba comprando além do necessário quando vai ao supermercado. Portanto, para evitar desperdícios, posicione os produtos no armário de acordo com o prazo de validade dos mesmos, deixando a frente do armário para os que estão perto de se vencerem.

Armazene corretamente os produtos

Alguns produtos precisam de uma atenção maior quando têm suas embalagens abertas. Isto porque, a umidade do ar pode danificar o conteúdo e por isso é necessário um armazenamento bem feito. Portanto, é indicado substituir as embalagens por potes com tampas, assim é mais fácil de preservar os alimentos. Outra dica é dar preferência aos potes de vidro, uma vez que os de plástico podem alterar o sabor do alimento.

Atenção maior com os temperos

Os porta-temperos são ótimas opções, pois eles armazenam poucas quantidades por vez e, por isso, não permitem que os temperos percam a validade ou o aroma. Vale a pena apostar nestes recipientes.

Alimentos próximos de alimentos

Jamais deixe os alimentos próximos de produtos de limpeza, uma vez que alguns deles, como é o caso do leite, podem absorver o cheiro e, consequentemente, perderem suas propriedades. Sendo assim, sempre separe bem as prateleiras do seu armário.


Informar erro