Nutrientes: aprenda a reaproveitar casca e talos dos alimentos

Diante de tanto desperdício, reaproveitar deve ser uma palavra de primeira ordem. Conheça os benefícios de alimentos que vão parar no lixo


De acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, são desperdiçadas, no mundo todo, 1,3 bilhão de toneladas de alimentos. Diante deste cenário de gastos exagerados, é preciso criar maneiras de se aproveitar ao máximo os alimentos. Incrivelmente, a maior parte das comidas descartadas são, na verdade, os elementos mais nutritivos.

Você é daqueles que come a banana e joga a casca no lixo? Então saiba que essa parte descartada possui duas vezes e meia mais vitamina C que a própria fruta.

E isso ocorre com a maioria dos alimentos que são jogados fora, como talos, cascas, sementes, folhas de vegetais etc. Por essa razão, conheça os benefícios de alguns elementos e aprenda como reutilizá-lo na cozinha e para a saúde.

Efeitos benéficos e reutilização de alimentos

Casca de maracujá

nutrientes-aprenda-a-reaproveitar-casca-e-talos-dos-alimentos-3

Foto: Pixabay

Pectina, niacina, ferro, cálcio e fosforo. Estas são algumas das propriedades da casca de maracujá, que como pode ser visto é uma parte muito nutritiva da fruta. Entretanto, quando se fala em casca, neste caso, trata-se da parte branca da fruta, a qual pode ser usada para fazer a farinha de maracujá ou até mesmo doces.

Por ser tão nutritiva, a casca pode auxiliar o organismo a reduzir as taxas de colesterol no sangue, prevenindo doenças cardiovasculares. Também é ideal para quem possui diabetes, pois o seu consumo diminui a absorção de açúcares do alimentos. Por esse mesmo motivo, consegue evitar que mais pessoas fiquem diabéticas.

Casca de abóbora

nutrientes-aprenda-a-reaproveitar-casca-e-talos-dos-alimentos-4

Foto: Pixabay

Rica em fibras, vitamina C e carotenoides, a casca da abóbora é ideal para prevenir doenças cardíacas, câncer, problemas na pele e para auxiliar na promoção de uma boa visão. Além disso, possui uma proteína chamada Pr-2, a qual é capaz de tratar infecções vaginais, assaduras e outros distúrbios que afetam a epiderme. Para alcançar esses efeitos benéficos, é preciso consumir as cascas de abóbora cozidas, uma vez que ela é dura se não passa por esse processo. Uma excelente dica é incorporar esse alimento em saladas.


Casca de laranja

Nutrientes: aprenda a reaproveitar casca e talos dos alimentos

Foto: depositphotos

O alto teor de carboidratos que a casca da laranja possui é essencial para a prática de atividades básicas do dia a dia, como andar, correr, falar etc. Ainda é rica em fibras, fósforo, cálcio e proteínas. Em sua composição ainda é encontrada uma substância chamada limoneno, eficaz para o combate de câncer de mama e cólon.

Talo de brócolis

nutrientes-aprenda-a-reaproveitar-casca-e-talos-dos-alimentos-5

Foto: Pixabay

A parte do brócolis mais utilizada são seus ramos, mas é no talo que suas propriedades benéficas ao corpo se fazem mais presentes. Esta parte do vegetal contem altas taxas de vitamina A e C, conferindo uma ação desinflamatória da pele e uma melhor visão, respectivamente. Além disso, pode ser utilizada no combate ao câncer, uma vez que possui isotiocianatos em sua composição. Na cozinha, os talos de brócolis podem ser aproveitados em forma de purês, cremes e até mesmo como recheio de pizzas.

Casca de banana

nutrientes-aprenda-a-reaproveitar-casca-e-talos-dos-alimentos

Foto: Pixabay

A casca de banana que comumente vai parar no lixo quando a polpa da fruta é consumida, poderia se transformar em bolos, geleias e doces. É importante essa reaproveitação devido o alto teor de vitaminas , C e dos complexo de B. Além disso, possui fósforo e potássio em sua composição. Frente a isso, é ideal para fortalecer ossos, dentes e ainda pode ajudar a reduzir o aumento da glândula da próstata.

Outros elementos que podem ser reaproveitados

  • Talos de agrião;
  • Talo de couve;
  • Folha de beterraba;
  • Folha de couve-flor;
  • Semente de abóbora;
  • Semente de melão;
  • Rama de cenoura.

Reportar erro