Nutricionista afirma: 90% que emagrecem, engordam novamente

Segundo pesquisa, cerca de 90 a 95% das pessoas que emagrecem voltam ao peso anterior depois de algum tempo


Se emagrecer é bem difícil, manter o peso depois de perder os quilos extras é ainda mais complicado. Segundo uma pesquisa realizada pela nutricionista Sophie Deram, cerca de 90 a 95% das pessoas que emagrecem voltam ao peso anterior depois de algum tempo.

A especialista, que é doutora em Endocrinologia pela Universidade de São Paulo, defende ainda que o problema do efeito sanfona está nas dietas.

Sophie Deram aconselha que o melhor que a pessoa tem a fazer é livrar-se delas e manter uma alimentação saudável unida à prática de exercícios. “As dietas são, em longo prazo, a mais importante fonte de ganho de peso”, afirma a profissional.

Nutricionista afirma: 90% que emagrecem, engordam novamente

Foto: depositphotos

Para explicar a sua teoria, a nutricionista escreveu e publicou o livro “O peso das dietas”. Na obra, a nutricionista revela dados alarmantes: “o seu cérebro não percebe a perda de peso como um sucesso de beleza; percebe-a como um grande perigo, por isso, desenvolve mecanismos de adaptação para proteger você”, ou seja, enquanto você luta para emagrecer, o seu organismo tenta compensar gastando menos calorias.

Sophie aplica os conhecimentos da nutrigenômica, que relaciona a alimentação à genética, para defender a sua tese.


“Fazer uma dieta restritiva é uma das coisas que mais assusta e estressa o seu corpo e o seu cérebro. Estamos cada vez mais em guerra com o nosso corpo. Em vez de cuidar dele da melhor maneira possível, tentamos obrigá-lo a seguir numa direção que ele muitas vezes não quer ir, porque sabe que não é a direção mais saudável.”

A endocrinologista também alerta que os pais devem ter essa consciência para educarem os filhos: “as crianças que hoje crescem encarando com dificuldade uma alimentação normal e variada, que se sentem culpadas ao cometer alguns excessos em dias de festas, ou de ir a um fast food de vez em quando, ou de comer uma fatia de pizza ou de bolo”.

Participantes de reality ganham peso ao final da atração

Um estudo feito por um jornal especializado confirmou a teoria da nutricionista Sophie Deram. Eles analisaram o ganho de peso dos participantes do reality show de emagrecimento “The Biggest Loser” após o término da atração.

Foram analisados 14 ex-participantes que perderam peso de forma radical. Ao todo, todos eles conquistaram o peso perdido e, alguns, ainda engordaram ainda mais.

A conclusão é que a perda de peso quando acontece rapidamente, desacelera o metabolismo e faz com que o corpo reduza a queima de calorias gastas pelo corpo nas atividades comuns do dia a dia.

“A dieta restritiva faz com que o cérebro perceba a perda de peso como um grande perigo, por isso, desenvolve mecanismos de adaptação para proteção. Então, acaba aumentando o apetite e diminuindo o metabolismo, para que, ao comer, não haja risco de perder gordura”, explica um dos pesquisadores.


Reportar erro