Noz da Índia: benefícios e propriedades desta semente

A sua grande ação benéfica é a correspondente à perda de peso. Mas também é um excelente remédio natural para atenuar os níveis de colesterol


Atualmente, somos bombardeados de propagandas que nos dizem que determinados produtos são excelentes potencializadores de emagrecimento. Os itens industrializados são repletos de substâncias químicas que podem até promover a perda de peso, mas em troca causam algum prejuízo à saúde de quem resolve consumi-los. Uma forma de evitar esses problemas secundários e ainda assim manter a queima de gorduras é utilizando produtos naturais que têm a mesma finalidade dos “famosinhos” das indústrias, a exemplo da noz da índia. Semente repleta de propriedades e benefícios, que ao ser consumida com certa regularidade, pode ser a saída para quem deseja perder uns quilinhos e ficar de bem com a balança.

Características da noz da índia

Vale fazer uma alerta a todos os consumidores e interessados. No mercado, estão sendo comercializados dois tipos de produtos que são vendidos como se fossem noz da índia. Um deles realmente é a verdadeira semente, esbranquiçada, com casca felpuda e contendo um pequeno talo na ponta. Já o outro item não possui essas características e, mesmo assim, é vendida como se fosse a noz. Na verdade, este produto enganoso chama-se thevetia peruviana, um alimento perigoso, pois se for associado a outro medicamento pode causar graves sequelas no paciente ou até mesmo provocar a morte do mesmo.

Sendo assim, antes de utilizar o produto comprado, tenha certeza que este é a verdadeira noz da índia.

Benefícios da semente

Noz da Índia: benefícios e propriedades desta semente

Foto: Reprodução/ internet


A sua grande ação benéfica é a correspondente a perda de peso. Ela, por sua vez, é decorrente de uma série de efeitos que o consumo da noz da índia provoca no corpo. Por exemplo, a semente quando ingerida reduz a vontade de comer e a compulsão por doces. Já por conter fibras na sua composição, a noz da índia prolonga a sensação de saciedade. Ainda é capaz de diminuir a ansiedade, grande responsável pela ingestão de alimentos compulsivamente sem sentir fome.

Além disso, o consumo de noz da índia reduz o colesterol e a triglicérides, e é responsável por prevenir a prisão de ventre. Também é um ótimo aliado da beleza, pois melhora a textura dos cabelos e da pele, bem como elimina as celulites que tanto incomodam as mulheres.

Como consumir?

Cada semente de noz da índia deve ser cortada em oito pedaços iguais. Todo dia pela manhã prepare um chá com 1/8 do produto e água equivalente a um copo grande e cheio. Leve os ingrediente ao fogo e deixe por cinco minutos. Em seguida, deixe esfriar e tome-o após. O restante do dia deve ser preenchido com o consumo de muita água, sendo dois litros a quantidade ideal.

Efeitos colaterais e contraindicações

Se consumir o chá em excesso, alguns problemas de saúde podem surgir, como: diarreia, náuseas, gases, problemas gástricos e digestivos, desidratação e hipotensão. Sendo assim, pessoas que possuem problemas digestivos devem evitar o consumo desse remédio natural. Além disso, gestantes, lactantes e pessoas com menos de 15 anos não podem fazer uso desse chá.


Reportar erro