No Dia dos Namorados, faça doces saudáveis para servir ao seu amor

Doces com formatos de coração, misturas especiais, além do cuidado com a apresentação são maneiras mais que eficazes de impressionar o amado ou amada


Está chegando uma das épocas mais românticas do ano: o Dia dos Namorados. Muitos casais não abrem mão do romantismos e capricham na hora de preparar aquela surpresa especial. Comumente, além do tradicionais presentes, muitos apostam em detalhes mais exclusivos com valor agregado e uma dose especial de carinho e dedicação. Por isso que alguns usam os doces para incrementar o clima.

Então, porque não juntar isso tudo com dicas saudáveis para incrementar os doces? Inegavelmente, o chocolate é visto como um dos principais ingredientes para aflorar todo esse sentimentalismo, traduzindo-o em sabor. Doces com formatos de coração, misturas especiais, além do cuidado com a apresentação são maneiras mais que eficazes de impressionar o amado ou amada.

Alguns ingredientes já inseridos na dieta saudável rotineira, que já apresentam um sabor doce natural, podem ganhar cuidado mais especial, como é o caso da batata doce, rica em diversas fontes de vitaminas, como A e B e altos índices de sais minerais, como fósforo, ferro, cálcio e potássio. Outro exemplo é a beterraba, com fonte de ácido fólico, fibras, manganês e potássio.

O cacau, principal ingrediente na concepção do chocolate, também entra nessa lista. Fonte de fibras, glicose, sacarose, além de conter inúmeras vitaminas como as do complexo A, B e C, niacina e sais minerais. Para quem não quer ter tanto trabalho em preparar a própria sobremesa, o mercado oferece uma gama de opções de doces já prontos, comercializados em lojas especializadas em produtos naturais.

Imagem de biscoitos românticos e café

Foto: Depositphotos

Mão na massa

Vale a pena trocar aquele jantar tumultuado da noite dos namorados, com restaurantes cheios, por um encontro mais íntimo, em casa, com aquela comidinha caseira e uma mesa recheada de doces saudáveis para atenuar o clima. O melhor de tudo é poder desfrutar de tudo sem ficar se culpando, com medo da balança ou dos quilinhos extra.


Para seguir a dica, acompanhe essas duas sugestões para incrementar a noite do Dia dos Namorados:

Brigadeiro de batata doce

Ingredientes:

1 batata-doce média
3 colheres (de sopa) de chocolate com cacau extra ralado
3 colheres (de sopa) de cacau em pó sem açúcar
3 colheres (de sopa) de açúcar de coco ou demerara
2 colheres (de sopa) rasas de manteiga sem sal
Nozes picadas, cacau em pó e coco ralado para decorar

Modo de preparo:

Primeiro cozinha a batata e com ela ainda quente passar no amassador por duas vezes, para deixar a textura da bata mais fina, ou passa na peneira. Em seguida, utilizando uma panela, acrescentar os demais ingredientes, levando-a ao fogo, até desgrudar do fundo da panela. Coloque na geladeira por uma hora. Para moldar os brigadeiros, umedeça as mãos com água e, na sequência use as nozes picadas, cacau em pó ou coco ralado para decorar.

Mousse de cacau com frutas

Ingredientes:

1 manga de tamanho médio
2 colheres (de sopa) de cacau
3 colheres (de sopa) de polpa de abacate
1 colher (de sopa) de mel
2 colheres (de chá) de essência de baunilha
1 pitada de sal

Modo de preparo:

No liquidificados, corte a manga, acrescente o cacau, abacate, mel, essência de baunilha e uma pitada de sal, em seguida, bata tudo até obter consistência homogênea. Depois, peneire a mistura e leva para a geladeira por cerca de duas horas.


Reportar erro