Não sabe o que fazer com o tomate? Que tal fazer um delicioso gaspacho

O tomate é considerado um dos ingredientes mais versáteis utilizados na cozinha. Seu uso vai desde o preparo de molhos até integrando alguns refogados


Em meio a tantas sugestões de pratos deliciosos, difícil mesmo é escolher um deles para preparar. Além do mais, podem aparecer tantas opções que torna a escolha ainda mais difícil. Esse pode ser o caso que acontece com o tomate. O ingrediente é bastante utilizado tanto no preparo quanto como ingrediente principal.

O tomate é considerado um dos ingredientes mais versáteis que podem ser utilizados na cozinha. Seu uso vai desde o preparo de molhos até integrando alguns refogados. Nesse mesmo norte também entram os pratos que usam o tomate como estrela principal: é o caso da gaspacho.

Benefícios do tomate

O tomate é um fruto rico em licopeno, um agente antioxidante e anticancerígeno que intervém nas reações em cadeia das moléculas de radicais livres. Ele reduz o risco de câncer de pâncreas, cervical e próstata, além de proteger o organismo de infecções bacterianas, perturbações digestivas e pulmonares.

Não sabe o que fazer com o tomate? Aprenda a fazer um delicioso gaspacho

Foto: depositphotos

O tomate também possui efeito anti-séptico no corpo, neutralizando resíduos ácidos, possui grandes quantidades de vitaminas do complexo A, B e C, ácido fólico, potássio e cálcio. Outra função para o tomate é usá-lo em tratamentos de beleza, já que ele reduz as queimaduras do rosto e restaura sua acidez.


Gaspacho de tomate

Depois de conhecer um pouco mais sobre um dos principais ingredientes utilizados no preparo do prato, chegou a hora de seguir para a cozinha para preparar o gaspacho de tomate, ou sopa fria de tomate, como preferir.

Ingredientes

– 500 g de tomate maduro;
– 50 g de cebola;
– 50 g de pimenta verde;
– 50 g de pepino;
– 100 g de pão seco;
– 1 dente de alho;
– 3 colheres (de sopa) de azeite;
– 50 ml de vinagre;
– 500 ml de água;
– Uma pitada de sal;
– Cominho a gosto;
– Cheiro verde a gosto.

Modo de preparo

Higienize bem todos os ingredientes. Para isso, use água corrente em abundância. No caso dos tomates, pode usar até uma esponja macia para facilitar o processo. Pique todos os ingredientes e coloque em uma vasilha. Acrescente a água, o vinagre, azeite e todos os demais temperos de uma só vez.

A indicação é de que essa primeira fase do preparo do prato fique marinando de um dia para o outro na geladeira. No dia seguinte, pegue o liquidificador e bata todos os ingredientes até obter um caldo fino. Depois de batido, use uma peneira para coar todo o caldo. Em seguida é só servir em porções individuar ou direto em um recipiente próprio para isso.


Informar erro