Não sabe limpar assoalhos de madeira? Aprenda com a gente!

Assoalhos de madeira de lei precisam de manutenção específica. Saiba como garantir a durabilidade e brilho desse piso


Para manter a casa sempre limpa e bem arrumada, algumas medidas são mais que necessárias, sobretudo para quem tem certos revestimentos que expiram cuidado e atenção.

Como é o caso da madeira de lei, aplicada no piso. Somado a beleza que ela pode trazer para o ambiente, vem o cuidado em mantê-lo limpo e longe de riscos.

Para conservar essa parte da casa com todo esmero que lhe pode ser concedido, basta seguir algumas dicas fáceis. Em pouco tempo, você vai perceber que a madeira do assoalho ficará brilhante e bem cuidada, o que traz como consequência a conservação por muito mais tempo.

Como cuidar do assoalho

Não sabe limpar assoalhos de madeira? Aprenda com a gente!

Foto: depositphotos

Limpeza básica

A primeira providência que se deve ser tomada para manter o piso sempre limpo é varrê-lo constantemente. Para isso, opte por vassouras ou esfregões com as cerdas macias, isso vai evitar que o assoalho seja danificado. Depois, com ajuda de uma flanela seca, passe-a sobre os tacos.

Usando o aspirador

Para acabar com a poeira do assoalho de madeira de lei, você pode usar o aspirador. Esse equipamento também é muito eficaz para limpar o espaço entre um taco e outro, que costuma acumular muitos resíduos de poeira. No aspirador, use o acessório específico para assoalho de madeira, evitando a escova.


Limpeza mais profunda

Além de todas essas medidas apresentadas até agora, para obter uma limpeza mais profunda, a dica é passar uma flanela ou esfregão úmido com sinteco.Esprema bem a flanela antes de passar no piso. Isso vai evitar que o piso seja encharcado com excesso.

Caso você encere o seu assoalho, essa dica deve ser dispensada, pois a água pode tirar o brilho que a cera imprime nos tacos. Nessas circunstâncias, o ideal é polir o assoalho ou encerá-los novamente. Para o polimento, o ideal é que a frequência seja de apenas uma vez por ano.

Para remover as manchas

Se por acaso você derrubou alguma bebida ou molho no seu assoalho de madeira de lei, o ideal é que ela seja limpa imediatamente. Isso vai evitar que o local fique manchado. Sendo assim, a forma mais indicada para fazer isso é com um pano seco ou toalha de papel.

Caso a mancha seja um pouco mais resistente, pode umedecer o pano branco com acetona ou removedor de esmalte de unha. Essa receita é eficaz contra manchas de óleo, caneta hidrográfica, batom ou tinta.

Para remover cera de vela ou goma de mascar, basta usar gelo para endurecer o material, depois basta raspar delicadamente com um objeto plástico. O passo seguinte é limpar o local com um pano úmido e finalizar com um pano seco.

Conservação

Depois de limpar bem o assoalho de madeira de lei, para conservá-lo sem poeira, uma dica bem simples é colocar capachos na entrada de cada cômodo. Isso vai evitar que, ao entrar, você carregue na sola dos sapatos poeira arenosa, que além de sujar o piso, pode riscá-lo.


Reportar erro