Muitas dores? Conheça a guiné pipi e alivie esses males

Devido às suas propriedades medicinais, a guiné pipi pode tratar dores de dente, de garganta e outras condições de saúde. Saiba mais!


A guiné pipi, de nome científico petiveria alliacea, é uma planta pertencente à família das fitoláceas, também conhecida como erva-pipi, raiz de guiné, tipi e pipi. Trata-se de uma planta perene e lenhosa que pode chegar a atingir até 1 metro de altura, originária da América tropical.

Toda a planta exala um forte aroma de alho, as suas flores são pequenas e no formato de espigas finas; e os seus frutos apresentam pequenos ganchos. A guiné pipi é utilizada para fins terapêuticos devido às suas propriedades medicinais, sobretudo para o tratamento de dores, e pode ser encontrada à venda em algumas lojas de produtos naturais e farmácias de manipulação.   

Propriedades e benefícios

As propriedades medicinais da guiné pipi incluem a sua ação diurética, depurativa, anti-inflamatória, analgésica, antimicrobiana e antirreumática. Dentre os princípios ativos da planta estão as saponinas, os taninos, cumarinas e óleo essencial.

Muitas dores? Conheça a guiné pipi e alivie esses males

Foto: Reprodução/ internet

A guiné pipi é indicada para tratamento de dores de cabeça, dores na vista, reumatismo, dores de dente, dores de garganta, falta de memória, dores na coluna, contusões e cólicas.

Como usar a guiné pipi?

Para fins medicinais, todas as partes da planta são usadas, inclusive a raiz. Para conservar a guiné pipi, as raízes devem ser secas ao sol; as folhas, à sombra e em local ventilado e devem ser guardadas em sacos de papel ou de pano.


O modo de uso da planta varia de acordo com a condição de saúde a ser tratada. Confira a seguir:

Para afecções bucais (evita cáries, fortalecimento da gengiva e trata infecções da garganta, amigdalite, faringite e laringite):

Coloque uma colher de sopa de folhas secas picadas junto com uma colher de sobremesa de raiz picada em uma xícara de chá de água fervente. Desligue o fogo, espere amornar e coe. Com o chá ainda morno, faça gargarejos ou bochechos, duas vezes ao dia. Sempre cuspa todo o líquido, pois a planta pode ser muito tóxica se ingerida.

Para dores reumáticas, de coluna, braços, lombares e de cabeça:

Adicione duas colheres de sopa de raiz picada a meio litro de água e deixe ferver pelo período de cinco minutos. Desligue o fogo, deixe esfriar e coe. Com um chumaço de algodão, aplique a mistura no local afetado.

Efeitos colaterais e contraindicações

Os efeitos colaterais da planta guiné pipi podem incluir insônia, alucinações, apatia e alterações no sistema nervoso. Por este motivo, a planta não deve ser ingerida.

Esta planta é contraindicada para mulheres grávidas e lactantes. Lembre-se que todo tratamento, inclusive o natural, deve ser feito apenas sob orientação médica.


Reportar erro