Motivos que farão você começar a substituir o pão por tapioca

Fácil de fazer, leve, saborosa e sem glúten: veja razões para substituir o pão francês pela tapioca


O pão francês é muito comum na nossa dieta, mas muitas pessoas vêm optando por substituí-lo por outros alimentos, como o pão integral e a tapioca.

A busca  por alimentos cada vez mais saudáveis tem sido adotada nos tempos atuais. As pessoas optam por uma dieta balanceada preterindo os alimentos calóricos e nocivos à saúde e ao bem estar do corpo e da mente.

Bastante versátil, a tapioca está na moda e faz parte do cardápio de quem deseja perder alguns quilinhos indesejáveis. Mas, será que a substituição realmente ajuda a emagrecer e proporciona outros benefícios? Saiba mais neste artigo.

Por que substituir o pão pela tapioca?

Motivos que farão você começar a substituir o pão por tapioca

Foto: depositphotos

A tapioca pode ser menos calórica

A tapioca não necessariamente é menos calórica do que o pão francês, pois ambos os alimentos possuem alto índice glicêmico. Por exemplo, se você tem o costume de comer um pão de 50 gramas e substitui por uma tapioca de 50 gramas, vai trocar 6 por meia dúzia. De acordo com nutricionistas, entre uma tapioca e um pão integral, o pão integral é a melhor opção.

Os especialistas afirmam que a tapioca não emagrece, mas dá para emagrecer comendo tapioca, tudo depende também do recheio.


Você pode substituir o pão por uma tapioca mais leve ou uma crepioca. Use 3 colheres de sopa de goma para tapioca e acrescente 1 colher de outra semente, como a chia, por exemplo. Desta maneira, você reduzirá o índice glicêmico do seu alimento e ainda acrescentará as fibras e gorduras saudáveis das sementes.

Os recheios mais indicados são: tomate, queijo cottage, azeite, queijo branco, geleia light, presunto de peru, banana e canela.

A tapioca não contém glúten

A tapioca também oferece a vantagem de não conter glúten, o que torna o alimento um excelente aliado na dieta das pessoas que sofrem da doença celíaca.

Lembre-se que não existe nenhuma comprovação científica de que retirar o glúten da alimentação ajuda no processo de emagrecimento. Portanto, se você não é intolerante ao glúten, mas deseja emagrecer, optar pela tapioca por esse motivo não ajudará você em nada.

Mas por que muitas pessoas afirmam que emagreceram cortando o glúten da dieta? Porque os alimentos que contêm glúten são aqueles que têm alto índice glicêmico, como o pão, a massa de pizza, os biscoitos etc. É natural que o indivíduo perca alguns quilinhos ao deixar de comer esses alimentos.

A tapioca é saborosa e versátil

Fácil de fazer, leve, saudável e saborosa, a tapioca combina com uma série de recheios, doces ou salgados. O alimento pode ser consumido no café da manhã, como um lanche antes de ir à academia ou como refeição, acompanhada de uma boa salada.


Reportar erro