Moringa purifica água e pode acabar com a fome no mundo

A planta possui uma grande variedade de vitaminas, sais minerais, antioxidantes e proteínas. Na linguagem popular, ela é considerada um “superalimento”


Com origens asiáticas e africanas, a moringa é uma planta que tem muito a oferecer para as pessoas, sobretudo no que diz respeito a saúde, nutrição e meio ambiente.

Seus benefícios estão associados ao combate à fome e desnutrição. Na linguagem popular, a moringa é considerada um “superalimento”.

Ao todo, já foram identificadas 13 variedades da planta. Ela pertence à família Moringaceae, com destaque para moringa oleífera e a moringa stenopetala, que são mais comuns.

moringa-purifica-agua-e-pode-acabar-com-a-fome-no-mundo

Foto: depositphotos

A árvore da moringa cresce rápido, podendo chegar a até 12 metros de altura. A moringa se adapta bem ao clima quente.

Todas as partes da planta podem ser utilizadas. Folhas, vagens, flores, sementes e raiz. A parte mais nutritiva da planta são as folhas, vagens, flores e sementes capazes de suprir as necessidades básicas, fornecer energia e manter os corpos nutridos.

Nutrientes da moringa

A planta possui uma grande variedade de vitaminas, sais minerais, antioxidantes e proteínas, conhecida também, pela alta concentração das substâncias.

Para se ter uma ideia, a moringa possui quatro vezes mais vitamina A que a cenoura, sete vezes mais vitamina C que a laranja, duas vezes mais proteína do que o iogurte, quatro vezes mais cálcio que o leite de vaca, três vezes mais ferro que o espinafre e três vezes mais potássio que a banana.


Uso medicinal da moringa

Como se ainda não fosse o suficiente, a moringa possui todos os aminoácidos essenciais que nosso corpo não produz. A moringa é uma das plantas utilizadas pela tradicional medicina ayurveda, auxiliando no tratamento e prevenção de 300 doenças.

Infusões de partes da planta apresentam propriedades antiespasmódica, previne inflamações, possui ação diurética, antioxidante, antibacteriana, antipirética, além de ser usada para combater a diabetes, hipertensão, reduzir o colesterol, prevenir o aparecimento de úlceras, tumores, inflamações e ataques epiléticos.

Ela é indicada para curar gripes e resfriados, combater a anemia, úlceras gástricas e diarreia.

Para tratar a água

Outra propriedade da moringa está no tratamento da água para consumo humano. Ela acaba com as bactérias e resíduos que podem provocar doenças para as pessoas. Essa parte é feita com as sementes maceradas.

Colocada na água, ela atrai sedimentos, bactérias e argila, fazendo com que a água fique própria para o consumo. Segundo resultado de pesquisas, ela melhora a qualidade da água em 99%.

Três sementes são o suficiente para purificar cerca de um litro de água. O tempo mínimo para todo o processo é de cerca de 90 minutos.

Após esse processo a água precisa ser filtrada, coar com um pano já faz esse trabalho, já que o material orgânico depositado no fundo do recipiente inicia um processo de decomposição após o tratamento.


Reportar erro