Mitos e verdades sobre o ovo

O ovo é um alimento que contém muitos nutrientes essenciais em quantidades variadas, incluindo proteína…


O ovo é um alimento que contém muitos nutrientes essenciais em quantidades variadas, incluindo proteína de elevado valor biológico, ácido fólico, ferro, colina, zinco e outros. Saboroso e muito utilizado na nossa culinária, esse alimento provoca algumas dúvidas, como: “o ovo realmente aumenta a taxa de colesterol?”, “preciso lavar os ovos antes de guardá-los?” e outros questionamentos.

Assim como acontece com alguns outros alimentos, existem mitos e verdades em torno do ovo. Neste artigo, saiba mais sobre os mitos e verdades acerca deste importante e nutritivo alimento.

Verdade ou apenas mito?

O ovo aumenta o colesterol?

Mito. Durante muito tempo, o alimento foi considerado um vilão na dieta e a sua recomendação foi limitada, porque a sua gema contém aproximadamente 213mg de colesterol.

Atualmente, estudos apontam que existe uma relação inversa entre o consumo de ovo e o aumento do colesterol. E não é só isso: o ovo pode trazer benefícios à saúde, como memória, capacidade cognitiva e formação de novos neurônios. As pesquisas científicas ainda comprovam que as doenças cardiovasculares estão mais ligadas a problemas hereditários e má alimentação, como excesso de ingestão de gorduras saturadas (principalmente a trans), do que com o colesterol presente nos ovos.

Para as pessoas saudáveis está permitida a ingestão de um ovo por dia, mas é preciso ter atenção ao limite de ingestão diária total de colesterol, que não deve ultrapassar 300mg.


Mitos e verdades sobre o ovo

Foto: Reprodução

Existe risco em consumir ovo cru ou com a gema mole?

Verdade. Eventuais bactérias presentes no alimento, como a salmonela, que podem sobreviver e causar infecções, principalmente em gestantes, idosos, crianças e imunodeficientes. Cozinhar os ovos por 12 minutos é a melhor maneira de consumi-los. Pratos preparados com ovos crus, como doces e gemadas, também precisam de atenção.

A gema tem mais nutrientes do que a clara?

Verdade. A gema contém vitaminas A, D e E, facilmente absorvidas pelo organismo, além de lecitina, que controla níveis de colesterol e gordura, e antioxidantes como a luteína e zeaxantina; ao passo que a clara oferece vitaminas do complexo B e minerais.

A clara de ovo é realmente benéfica para os atletas?

Verdade. A clara não tem gordura e é muito rica em albumina. O consumo da clara de ovo é indicado para os esportistas no pós-treino, para auxiliar na recuperação e na restauração muscular.

Preciso lavar os ovos antes de guardá-los?

Mito. Não há necessidade de lavar os ovos antes de guardá-los, porque atualmente eles passam por um rígido controle de qualidade.


Reportar erro