Métodos caseiros para evitar e tratar pele irritada depois de fazer a barba

Geralmente a irritação acontece porque, ao se barbear, você não tira somente os pelos, mas também algumas células que recobrem a pele


Os casos de irritação na pele não aparece somente entre as mulheres. Entre os homens, o problema é bastante corriqueiro, sobretudo entre aqueles com pele mais sensível ao barbear. O uso de alguns ingredientes específicos podem diminuir esse incômodo, além de aprender a forma certa de usar o barbeador.

Geralmente a irritação acontece porque, ao se barbear, você não tira somente os pelos, mas também algumas células que recobrem a pele do rosto. Dessa forma, o fluxo sanguíneo aumenta nas regiões com pele irritada, fazendo com que a região fique bastante irritada e, consequentemente, vermelha.

Outra coisa que pode deixar a pele irritada é barbear-se com pressa ou de maneira errada. No mais, alguns tipos de homens são mais propensos ao aparecimento do problema, principalmente aqueles com pele negra. Entre as mulheres, o problema da irritação pode aparecer na área das axilas, virilha e pernas.

Métodos caseiros para evitar e tratar pele irritada depois de fazer a barba

Fotos: depositphotos

Para minimizar essa consequência, o livro “1.001 Remédios Caseiros – Tratamentos confiáveis para promover a sua saúde no dia a dia”, publicado pela editora Seleções, passa uma série de dicas. Além do mais, com o uso de ingredientes naturais, as irritações podem ser tratadas e os incômodos reduzidos.

Para alivia a pele irritada

Após o ato de barbear-se, alguns ingredientes podem ser usados para acalmar a pele e ajudar a repor a camada celular de proteção perdida durante o processo. Veja quais são eles:

Aloe vera

Também conhecida por babosa, o ingrediente é considerado um dos melhores para tratar a pele irritada. Para usá-la, basta quebrar a ponta de uma folha, espremer o líquido e aplicá-lo diretamente sobre a região afetada. Se por acaso você não tiver acesso a planta, o mercado oferece uma série de produtos concebidos a partir dela.


Abacate

Rico em vitaminas e óleos naturais, o abacate também é considerado bastante eficaz no tratamento de lesões na pele causadas pela lâmina de barbear. Para usá-lo para acabar com o incômodo, basta pegar uma pequena porção da fruta e aplicá-la diretamente na região.

Pepino

O pepino pode ser usado devido as suas propriedades calmantes. Sendo assim, basta fatiar o legume em rodelas finas e aplicar diretamente sobre a pele. Existe outra forma de utilizá-lo no combate as irritações. Para isso, basta descascar um pepino e passaá-lo no processador com um pouco de abacate. Isso ajudará a resolver o problema mais rápido.

Dicas adicionais

Para evitar problemas dessa natureza, é bom seguir algumas indicações: a primeira delas é trocar a lâmina do seu aparelho de barbear com certa frequência. Outra dica é revezar o barbear entre lâminas e barbeador elétrico. Segundo os dermatologistas, isso pode reduzir a irritação.

Antes de se barbear é bom fazer uma espécie de compressa na pele, usando uma toalha quente. Isso vai ajudar a abrir os poros e permitir que os pelos saiam com mais facilidade. No caso de usar barbeadores elétricos, faça exatamente o contrário, mantendo os pelos secos.

Na hora de escolher o creme de barbear, dê preferência aqueles que são constituídos a partir da aloe vera. Na hora de passar a lâmina nos pelos, preste atenção ao sentido que eles nascem. Segui-lo pode aliviar bastante a irritação. Quando for usar loções pós-barba, prefira aquelas sem álcool.

Para os casos de irritação constante, a dica é procurar opinião de um profissional, no caso, um dermatologista. Se a irritação for grave, ela pode estar sendo causada pelo uso de algum produto que não está fazendo bem a natureza da sua pele. Em alguns casos, bactérias e fungos podem agravar o problema.


Informar erro