Método caseiro é capaz de acabar com lesmas a caracóis em jardins

Nesses casos, para bons resultados, não é necessário usar venenos ou agrotóxicos. De forma simples e caseira, você pode dar adeus as infestações de insetos


Com a primavera, os tormentos para os jardineiros surgem com mais intensidade, entre os quais, estão os caracóis e as lesmas. Esses minúsculos seres conseguem colocar mais de 400 ovos por ano, isso significa dizer que eles se alastram com facilidade. São considerados o terror dos jardins, pois podem acabar com plantações da noite para o dia. Nas plantas podem colocar seus ovos, além de comê-las e destruí-las.

Levando em consideração os estragos que esses animais fazem nos jardins, alguns planos podem ajudar a solucionar o problema. São medidas preventivas e de contenção das pragas. E o melhor, para conseguir bons resultados não é necessário usar venenos ou agrotóxicos. De forma simples e caseira você pode dar adeus as infestações de caracóis e lesmas.

Passo a passo para eliminar lesmas e caracóis

Método caseiro é capaz de acabar com lesmas a caracóis em jardins

Foto: Pixabay

Limpe o jardim

Se for constatado a existência de caracóis e lesmas no seu jardim, comece os procedimentos fazendo uma limpeza no terreno. Tijolos, madeiras, garrafas ou qualquer outro objeto deve ser retirado do espaço. Esses insetos aproveitam esses itens nos jardins para se proteger do sol, retirando-os você estará acabando com o abrigo das pragas.

Retire os insetos com a mão

Eventualmente faça um check-up no jardim. Isso significa dizer que você deve passar de planta em planta e verificar como o estado delas se encontra. Lírios, flores perenes e agapantos são as preferidas dos caracóis e das lesmas. Faça essa vistoria e as pragas que você for encontrando, vá retirando-as. Mas, lembre-se de, nessas situações, estar sempre portanto luvas.


Planeje armadilhas

Para deixar sua terra mais livre das pragas, você pode planejar alguma armadilha para conter os insetos. Uma delas é usar cerveja em uma bacia funda. Enterre o recipiente para que ele possa ficar no mesmo nível da terra. Em seguida, coloque cerveja dentro e depois é só esperar que os caracóis e as lesmas caiam na armadilha. De tempos e tempos, verifique se há algum animal dentro e retire-o.

Uma opção para substituir a cerveja é feita de forma super simples e com materiais caseiros. Misture meia colher de sopa de mel e leveduras, com mais uma colher de sopa de açúcar e água. A aplicação deve ser a mesma que no caso da cerveja.

Outra alternativa é colocar cascas de ovos e de carvalho ao redor das plantas. Elas servem como um bloqueio para esses animais, uma vez que esses itens irritam e desidratam a pele desses animais. Portanto, são ótimos repelentes para afastar os caracóis e as lesmas de suas plantações, e ainda garantem a beleza dos seus jardins.

Além disso, existe outra forma de conter esses moluscos. Para isso, basta colocar no jardim um vaso de cerâmica de cabeça para baixo e sem ter contato com o solo, provocando assim uma sombra. Como esses bichos adoram um descanso do sol, essa é a armadilha perfeita para encontrá-los mais facilmente e retirá-los, acabando gradativamente com a praga.


Reportar erro