Menopausa: receita de chá com ervas variadas trata sintomas

A receita de chá do fitoterapeuta naturopata André Resende é capaz de tratar sintomas da menopausa, como: insônia e irritabilidade


A chegada da menopausa é inevitável na vida das mulheres. Tal evento ocorre devido à redução na produção dos hormônios responsáveis pelos ciclos menstruais e fertilidade da mulher. Os sintomas da menopausa normalmente aparecem entre os 45 e 55 anos de idade e variam de acordo com cada organismo.

Os sintomas da menopausa

Dentre os sintomas que confirmam a menopausa estão a menstruação irregular, ausência de menstruação por 12 meses seguidos, ondas de calor que começam de repente, suores noturnos intensos, irritabilidade, redução da libido, fadiga, secura vaginal, lapsos de memória, osteoporose, depressão, ansiedade, cansaço frequente, insônia, dentre outros.

Menopausa: receita de chá com ervas variadas trata sintomas

Foto: depositphotos

Os sintomas e a sua intensidade variam de acordo com cada organismo. O tratamento desta condição pode ser feito com o uso de medicamentos receitados pelo ginecologista.

Outra opção que pode auxiliar no tratamento da menopausa é utilizar plantas e ervas medicinais. O fitoterapeuta e naturopata, André Resende, tem uma excelente receita de chá para tratar menopausa com sintomas como insônia e irritabilidade.

Chá para tratar menopausa

O chá para tratar menopausa do fitoterapeuta contém ingredientes como folhas de maracujá, amora, melissa, anis estrelado, camomila, cimicífuga e marapuama. Antes de conhecermos a receita deste remédio caseiro, veremos os benefícios de seus ingredientes.

Benefícios das folhas de maracujá

As folhas de maracujá são empregadas como aliadas no tratamento contra insônia e ansiedade, pois promovem relaxamento. Elas contêm substâncias que, ao entrar em contato com o sistema nervoso central, adquirem o poder de agir como antidepressivas, sendo um potente calmante natural.


Benefícios da amora

O chá de folhas de amora é recomendado para tratar dores de cabeça frequentes, insônia, alterações de libido, depressão e doenças nos rins e no fígado. Na mulher, este chá pode aliviar as dores das cólicas menstruais e os sintomas da TPM, além de amenizar as ondas de calor.

Benefícios da melissa

A melissa é conhecida por reduzir a ansiedade e o estresse, proporcionando o relaxamento e a qualidade do sono.

Benefícios do anis estrelado

O anis estrelado também possui efeito calmante, além de auxiliar no tratamento de cólicas, gastrites, gases, tosses, dentre outras condições de saúde.

Benefícios da camomila

Devido às suas propriedades, a camomila ajuda a acalmar e a relaxar, alivia o estresse, reduz a hiperatividade e ajuda no tratamento da ansiedade.

Benefícios da cimicífuga

De acordo com diversos estudos, a cimicífuga auxilia no tratamento dos sintomas neurovegetativos, como o surgimento de suores noturnos, ondas e calor frequentes, irritação e insônia.

Receita de chá para menopausa

A menopausa com insônia e irritabilidade pode ser tratada com o chá indicado por fitoterapeuta. Confira a receita a seguir:

Ingredientes

  • 1 punhado de folhas de maracujá;
  • 1 punhado de cimicífuga;
  • 1 punhado de amora;
  • 1 punhado de melissa;
  • 1 punhado de anis estrelado;
  • 1 punhado de marapuama;
  • 1 punhado de camomila;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo

Coloque 1 punhado de dedo de cada erva em 1 litro de água fervente. Tome uma xícara de chá, cinco vezes ao dia.


Informar erro