Melhore a saúde cardiovascular com cacau em pó

Com nutrientes como fibras e minerais, o cacau em pó promove a saúde cardiovascular e melhora o humor. Saiba mais sobre os benefícios deste alimento


É raro encontrarmos alguém que não aprecie e não se sinta mais alegre quando degusta um pedaço de chocolate, não é mesmo? No entanto, sabemos que não é bom exagerar no alimento, principalmente se você está de dieta para redução de peso, pois ele é rico em gorduras e açúcares.

A boa notícia é que nós podemos aproveitar os inúmeros benefícios da matéria-prima do chocolate: o cacau. Com alta concentração de nutrientes como fibras e minerais, o cacau em pó melhora o humor, as funções cognitivas e a saúde cardiovascular.

O cacau e a saúde cardiovascular

O cacau em pó e sem açúcar é um alimento rico em fibras, vitaminas C e E e minerais como ferro, potássio e sódio, além de possuir fitoquímicos e flavonoides antioxidantes que combatem as ações dos radicais livres, protegendo o organismo de diversas doenças e do envelhecimento precoce.

De acordo com pesquisas, o cacau em pó tem mostrado um efeito benéfico considerável sobre a saúde cardiovascular, que pode ser exercido com a melhoria da função plaquetária e sensibilidade à insulina, ação no sistema antioxidante, controle da pressão arterial e redução da agregação plaquetária.


Imagem de colher de pau com cacau em pó

Foto: Depositphotos

Outros benefícios do cacau em pó

Além de garantir maior saúde cardiovascular aos seus consumidores, o cacau em pó também proporciona outros benefícios à nossa saúde. Confira a seguir:

  • O cacau em pó contribui para o bom funcionamento do sistema cognitivo, pois melhora o fluxo sanguíneo cerebral;
  • Por aumentar a ação da insulina no organismo humano, este alimento também auxilia os diabéticos;
  • O cacau em pó contém catequina, um fitonutriente que atua no controle da pressão arterial;
  • É rico em polifenóis, substâncias relacionadas com a queima de gordura, o que pode auxiliar no processo de emagrecimento;
  • Contém fósforo, cálcio e magnésio, minerais que cooperam com a formação de tecidos, ossos e nervos;
  • Devido à produção dos neurotransmissores fenetilamina e serotonina, este alimento melhora o nosso humor e aumenta a sensação de bem-estar;
  • O cacau em pó contém substâncias que protegem as células intestinais e evitam o aparecimento de tumores.

Como consumir o cacau em pó?

O cacau em pó pode ser consumido com frutas e iogurtes, além de ser um ingrediente no preparo de bolos e cookies. Lembre-se que, para aproveitar melhor os benefícios do alimento, é recomendável adquirir a versão livre de açúcar e gorduras.

Para saber a quantidade adequada de cacau em pó a ser consumida diariamente, é necessário consultar um especialista.


Reportar erro