Mel de Manuka, o famoso super Mel

Todo mundo sabe que o mel é uma das substâncias naturais mais usadas na área…


Mel de Manuka

Imagem: Reprodução

Todo mundo sabe que o mel é uma das substâncias naturais mais usadas na área medicinal, pois ele está presente na composição de diversos remédios caseiros. Então, quem já achava que o mel era milagroso, o que dirá do super mel?

O mel de Manuka é originário da polinização que as abelhas fazem da árvore de Manuka, que cresce exclusivamente na Nova Zelândia, pela região do Cabo Oriental. Esta árvore apresenta inúmeras características nutricionais, como substâncias antibacterianas e antivirais. Tudo isto faz com que o mel de Manuka seja igualmente único e rico nutricionalmente, assim como a árvore originária.


Os pesquisadores da Nova Zelândia batizaram os nutrientes presentes na árvore e no mel como fator Manuka, e comprovaram sua maior eficiência no combate às bactérias, pois eles apresentam resultados bem maiores quando comparados com os do mel normal. Isto faz com que o mel de Manuka seja popularmente conhecido como “o mel mais poderoso o mundo”.

Os benefícios do mel de Manuka para nossa saúde

  • Quando colocado em cima de feridas ajuda a cicatrizar mais rápido.
  • Se utilizado em aplicação sobre o rosto como renovador celular, apresenta resultados superiores aos do mel comum.
  • Por apresentar um alto teor de açúcar em sua composição, o mel de Manuka costuma dar força e energia imediatas, já que a glicose dele é rapidamente absorvida pelo organismo e convertida em energia.
  • O consumo diário do mel incentiva o crescimento de bactérias boas (probióticos) no nosso intestino, que melhoram a nossa digestão.
  • Ótimo estimulante do sistema imunológico, e protege o corpo de resfriados e dores de garganta.
  • Ele combate os radicais livres do nosso corpo, já que apresenta características antioxidantes em sua composição, e consequentemente retardam o envelhecimento.
  • Por apresentar fortes características antiinflamatórias, o mel apresenta excelentes resultados para estômago e intestinos inchados, dor nos olhos e até mesmo queimaduras de sol.
  • Muito utilizado no tratamento de acnes, micoses, feridas e outras doenças de pele.
  • Quando tomado antes de dormir ele diminui o stress, acalma a mente e promove um sono rejuvenescedor.
  • Se for aplicado nos cabelos, os deixará mais hidratados, fortes e brilhosos.

Mel de Manuka no tratamento de gastrite e úlceras no estômago

Basta tomar uma colher de chá do mel, quatro vezes ao dia. O ideal é que seja saboreado puro, mais ou menos meia hora antes das refeições e antes de dormir. Mas também apresenta bons resultados quando utilizado para adoçar chás, passado em torradas ou jogado por cima de frutas como mamão e banana. Depois que os sintomas da patologia sumirem, é indicado continuar a tomar pelo menos uma colher de chá de Manuka por dia, apenas por manutenção.


Reportar erro