Médico especialista ensina a escolher os melhores óculos de sol

Para proteger os nossos olhos a melhor opção são os óculos de sol. Veja os modelos mais seguros para a nossa saúde


Como você protege seus olhos nos dias com forte incidência de luz solar? O verão chegou e com ele os perigos de doenças relacionadas aos danos oculares, que podem chegar de mansinho e provocar problemas graves como espessamento ou câncer na conjuntiva, inflamação na córnea, catarata, queimadura na retina, etc.

Segundo o Presidente da Sociedade Brasileira de Ceratocone, o médico Renato Neves, “não sentimos os raios infravermelhos, mas eles causam doenças para o nosso organismo, mesmo que a exposição seja rápida. A intensidade dos raios pode ser alta independentemente do calor que a pessoa sente”.

Para proteger os nossos olhos a melhor opção são os óculos de sol. O especialista dá algumas dicas dos modelos mais seguros para a nossa saúde.

Médico especialista ensina a escolher os melhores óculos de sol

Foto: depositphotos

Modelo

Os modelos mais seguros são o que envolvem a face de um lado ao outro, de têmpora a têmpora, para que os raios não penetrem pela lateral. Ou seja, óculos muito abertos só expõem mais os olhos aos malefícios do sol. O especialista lembra que a prevenção a doenças oculares deve começar ainda na infância. Portanto, os pequenos também devem usar óculos de sol.


Lente

Os seus óculos de sol devem ter lentes com filtros que bloqueiem 100% dos raios UVA E UVB. O médico lembra ainda que não é preciso ter muito sol para usar os óculos protetores. “Em dias nublados os raios de sol passam através de nuvens finas, por isso é importante usar óculos de sol. Os ultravioletas estão refletidos na areia, no chão da rua e até nos grandes paredões das nossas maiores cidades”, alerta.

Verifique também se as suas lentes têm tratamento antirreflexo, polarização e antirrisco, pois esses acréscimos evitam alguns problemas relacionados ao cansaço dos olhos e previne o astigmatismo, que é o problema para ver de perto ou de longe.

Verificação

Os melhores óculos de sol vêm acompanhado de selo de qualidade que garante uma proteção efetiva dos seus olhos contra os raios, por isso, verifique se eles têm o selo de proteção UV.

Cores

O médico Renato Neves não recomenda o uso de lentes pretas e explica a diferença entre as cores de lentes disponíveis no mercado. As amarelas devem ser usadas a fim de bloquear a luz azul ou reduzir o ofuscamento de motoristas quando o sol está se pondo. A principal função dela é reduzir o contraste. Já as lentes verdes, aumentam o contraste. Essa cor é ideal para pessoas com mais de 60 anos que tendem naturalmente a perder o contraste.

As lentes na cor castanha são ótimas para dirigir, de acordo com o especialista. Elas proporcionam mais profundidade e contraste. As púrpuras ficam melhor para quem vai praticar alguma atividade com fundo azul ou verde, como esqui ou caça. Por fim, o médico recomenda as lentes cinzas. Elas são adaptáveis para várias atividades e oferecem conforto aos olhos na maioria das situações de iluminação.


Informar erro