Macaxeira (mandioca): Como acertar na escolha dessa raiz na hora da compra

Para acabar de uma vez por todas com os questionamentos, confira 10 dicas infalíveis que vão facilitar sua vida na hora de comprar macaxeira


Macaxeira, mandioca ou aipim é uma raiz muito utilizada na culinária brasileira. A partir dela é possível fazer cozidos, farinhas, purês, tapiocas, bolos, entre outros pratos deliciosos. Ela é uma ótima fonte de sais minerais e vitaminas do complexo B.

Apesar de ser um ingrediente nutritivo e saboroso, muita gente deixa de comprar por conta das inúmeras dúvidas em relação à qualidade e características.

Para acabar de uma vez por todas com os questionamentos, veja algumas dicas infalíveis que vão facilitar sua vida na hora das suas compras. Reunimos 10 macetes para acertar na escolha. Fique atento (a):

Macaxeira (mandioca): Como acertar na escolha dessa raiz na hora da compra

Foto: depositphotos

1. A época de safra da macaxeira é entre os meses de maio e agosto. Fora desse período, é mais difícil encontrar uma raiz de qualidade, sem tantos fertilizantes e agrotóxicos. Por isso, esteja atento (a), ao seu fornecedor.

2. Fique de olho na casca. Ela precisa estar limpinha e sem brotos. Utilize seus dedos para retirar um pedaço da casca. Diante disso, ela deve soltar com facilidade.

3. Se for possível, parta o aipim ao meio para observar melhor. Se o miolo estiver branquinho, pode comprar. Fuja das manchas internas. O miolo também precisa estar úmido, mas não pegajoso.


4. O cheiro do aipim não deve ser azedo. Ao contrário, isso caracteriza que ele está ruim.

5. A mandioca tem uma validade curta. Por isso, ao comprá-la, descasque-a, lave-a e coloque-a em uma tigela com água. Se for para consumir do outro dia, pode deixá-la na geladeira.

6. Nunca consuma macaxeira crua. Ela possui ácido cianídrico que pode causar intoxicação. Por isso, jogue as cascas em segurança, longe do consumo de animais e da curiosidade das crianças.

7. Para que o aipim dure por mais dias, corte, descasque e lave. Depois disso, seque e coloque em potes fechados no congelador.

8. Caso você queira cozinha a mandioca no mesmo dia em que comprar, descasque-as e coloque-as no congelador antes de ir ao fogo por 30 minutos. Isso vai garantir que a mesma seja cozinhada por igual, sem pedaços mais duros que outros.

9. Para que o aipim cozinhe mais rápido, esqueça o sal e coloque no fogo somente com água. Só adicione o tempero depois que o alimento já estiver pronto.

10. Se no momento em que estiver no fogo, a macaxeira demorar a amolecer, troque a água quente por fria e recomece a fervura. Isso a deixará muito mais macia.


Informar erro