Luz ‘natural’: ilumine sua casa usando batatas

A batata-inglesa é considerada um biocombustível devido a grande concentração de ácidos e potássio que ela apresenta. Ficou curioso? Faça o teste


A busca do homem por fontes de energia sustentáveis faz com que muitas teorias pareçam um tanto quanto estranhas aos olhos dos humanos. Se falarem para você que a batata-inglesa tem a possibilidade de armazenas energia e, ainda mais, pode manter a luz de um cômodo da casa funcionando por 40 dias, você acreditaria?

Pois se a sua reposta contradiz todos os argumentos mostrados anteriormente, está na hora de você rever seus conceitos e aprender um pouco mais sobre os essa fonte de energia chamada de biocombustíveis.

O biocombustível

Para começo de papo, é importante você saber que o combustível tem origem biológica e não fóssil, como o próprio nome já sugere.

Iluminação 'natural': ilumine sua casa usando batatas

Foto: depositphotos

Normalmente ele é produzido a partir plantas ou outras fontes naturais. Entre os mais comumente usados no processo, destaque para a cana-de-açúcar, mamona, soja, babaçu, mandioca, milho, beterraba ou algas.

No caso em questão, o alimento usado é a batata-inglesa. Isso só é possível, devido ao grande teor de ácidos e potássio que ela apresenta.


Fazendo o teste

Se você ficou curioso e deseja testar a eficácia da batata-inglesa na produção de eletricidade, preste atenção nos materiais que serão necessários:

-2 batatas-inglesas;
-3 cabos de cobre;
-2 hastes de cobre;
-2 hastes de zinco;
-1 lâmpada de 1,5 volt.

Passo a passo

O primeiro passo e enrolar um cabo de cobre em cada uma das hastes. Depois, você vai enfiar as hastes em cada uma das batatas. Em seguida, conecte uma das hastes de zinco ao terceiro cabo de cobre e a enfie em uma das batatas.

Pegue a extremidade do cabo da haste cravada na batata e enrole na outra haste de zinco, de modo a formar um pequeno circuito. Enfie a última haste de zinco na outra batata.

Pegue as duas pontas restantes de cabo e faça contato com a lâmpada. Nesse ponto você deve tomar bastante cuidado para não encostar no cobre. Isso pode fazer com que você leve um choque. Ao fazer o contato, você vai perceber que a lâmpada acenderá. Para desligá-la, basta afastar os cabos da lâmpada.

Cuidados

Ao fazer essa experiência, tome cuidado para deixar as batatas que estão sendo utilizadas longe do alcance das crianças, pois manuseá-la de forma errada pode acarretar em risco de choque.


Reportar erro