Livre-se da incômoda candidíase com remédio naturais!

Por Redação

Candidíase

Através de métodos naturais, você pode eliminar essa doença de uma vez por todas! | Imagem: Reprodução

A candidíase é uma doença que, por muitas vezes causa certa confusão, ou antes, incompreensão. Ela é causada por um aumento da população de cândida, um fungo que todas as pessoas possuem e que se mantém em níveis normais, desde que não haja nenhum motivo que provoque um crescimento súbito. No caso mais comum, que é a candidíase vaginal, causa irritação na vagina, coceira e corrimento com odor, queimação, incômodo e dor durante a relação sexual.

Apesar de ocorrer quase que totalmente na região genital, a candidíase pode ocorrer em qualquer outra parte do corpo e em QUALQUER PESSOA! Desde crianças, bebês, pessoas sem vida sexual ativa, enfim, qualquer um pode desenvolver candidíase e essa é uma das confusões que as pessoas normalmente fazem, já que pensam se tratar de uma DST. Não, a candidíase não é transmissível, muito menos, sexualmente transmissível, ela ocorre especificamente no corpo de uma pessoa que está em situação propícia ao seu desenvolvimento, com a imunidade baixa, o que pode ser causa de diversos outros fatores, também durante a gravidez ou com uso de certos anticoncepcionais, pessoas diabéticas ou com tendência à diabetes, etc. A candidíase é resultado de acidez corporal, causada, principalmente pela alimentação pouco saudável que temos atualmente e, outro fator importante para seu desenvolvimento: o açúcar! O nível de açúcar no sangue é determinante para o ritmo com que esse fungo se desenvolve e ataca, já que se alimenta de açúcar. Mas não pense que, agora que descobriu isso, você não poderá mais comer nenhum doce, pois as causas de aumento do nível de açúcar também estão relacionadas aos já mencionados: uso de certos anticoncepcionais, gravidez, diabetes ou tendência para a doença.

A candidíase não possui um tratamento específico, mas seus sintomas podem ser amenizados. As causas do aumento do fungo no corpo devem ser avaliadas e, sempre que possível, modificar os hábitos que possam favorecer esse aumento. Fortalecer a imunidade sempre é essencial, já que nossa defesa depende disso!

Veja alguns tratamentos naturais para a candidíase

Fortalecendo o sistema de defesa do corpo através do consumo de alguns alimentos e elementos que podem combater o fungo:

  • ALHO E CEBOLA são antibacterianos e antifúngicos naturais;
  • ALOE VERA também possui propriedades antibacterianas;
  • ÁCIDO CAPRÍLICO (está presente no óleo extravirgem de coco);
  • SUCOS COM CLOROFILA (combatem fungos, pois estimulam o crescimento de uma bactéria combatente chamada acidophilus);
  • GINSENG, CRAVO E CANELA (só não podem ser consumidos por gestantes);
  • MAÇÃ essa fruta promove uma limpeza e ajuda a combater o fungo;
  • CHÁS DE DENTE-DE-LEÃO E UNHA-DE-GATO;
  • DIMINUIR CARBOIDRATOS E DOCES esses aumentam os níveis de açúcar no sangue;
  • ALGAS MARINHAS são ricas em selênio e iodo e bloqueiam os fungos;
  • PROBIÓTICOS as bactérias benéficas agem contra fungos e vírus;
  • ÓLEOS COM ÔMEGA 3 E 6 como o da linhaça e prímula;
  • AUMENTAR AS VITAMINAS no organismo, através do consumo de frutas e verduras.

Para fazer um banho de assento

Ferva 500 ml de água e coloque uma colher de sopa de orégano ou de cravo da índia em infusão por uns minutos, até que esse chá fique suportável ao toque. Coloca-se numa bacia e lava-se a região genital com delicadeza, até que o chá esfrie. O ideal é fazer todas as noites, durante uma semana, antes de dormir e dormir sem calcinha. Aliás, essa prática deveria ser adotada mesmo quando não se está numa crise de candidíase, pois os fungos gostam de lugares úmidos e quentes, por isso, durante o dia, o uso de calcinhas de algodão e calças não muito justas é recomendado. Também deve-se evitar o uso de protetores de calcinha, principalmente os que possuem perfume.

Podem ser tomados, sempre antes de dormir, uma xícara de um desses chás, orégano ou cravo da índia. O modo de fazer é o mesmo, só a quantidade é que muda. Ferve-se uma xícara de água e coloca-se em infusão um punhadinho de orégano ou cravo da índia por alguns minutos.