Livre-se da caspa fazendo 10 tratamentos naturais e caseiros

A caspa é uma doença que precisa ser tratada como qualquer outra. Confira receitas feitas com ingredientes e processos simples


O couro cabeludo produz uma oleosidade natural. Contudo, fatores psicológicos ou externos podem intensificar esta produção e acabar resultando na descamação da pele, chamada de caspa.

Também conhecida por seborreia, esse problema pode manifesta-se nas sobrancelhas, barba, próximo ao nariz e em diversas partes do corpo onde existam pelos.

Essa oleosidade da pele acaba gerando uma quantidade problemática de flocos esbranquiçados e, em alguns casos, pode haver lesões ao couro devido a coceira proveniente do sebo.

É uma dermatite, mas não contagiosa. Contudo, pode constranger quem está passando por esse problema, dando uma ideia de má higiene.

livre-se-da-caspa-fazendo-10-tratamentos-naturais-e-caseiros

Foto: depositphotos

Entre as causas dessa doença estão uma pele naturalmente seca ou oleosa demais, uso de produtos químicos, má alimentação, estresse, fungos, alterações hormonais e o clima. Para ajudar a tratar da caspa, o Remédio Caseiro reuniu 10 receitas para você fazer em casa, de forma simples, barata e natural. Confira:

1 – Lavando o cabelo com bicarbonato de sódio

Com esta receita limpará profundamente sua pele.

Como fazer: você deve misturar 2 colheres de chá de bicarbonato com um pouco de água e aplicar a pasta no couro cabeludo realizando massagens suaves. Esse processo deve durar 15 minutos. Após isso, retire o produto com água em abundância e lave como de costume.

2 – Suco detox de couve

É uma excelente estratégia para controlar a oleosidade do couro cabeludo, limpando o corpo de dentro para fora. Esta receita te ajuda a se livrar das toxinas acumuladas.

Como fazer: Bata no liquidificador 1 folha de couve crua, junto com 1 maçã e meio copo de água. Não utilize açúcar e beba uma vez ao dia.

3 – Beterraba

Outro remédio caseiro para eliminar a caspa é à base de beterraba. Muitos xampus anticaspa possuem propriedades dessa hortaliça.

Como fazer: Para prepará-lo em casa, ferva as raízes de uma beterraba, pegue na solução e aplique no couro afetado por 10 minutos.

4- Chá de Carqueja

Uma outra possibilidade é tomar o chá de carqueja. A carqueja serve para purificar os sangue e, consequentemente, diminuir a oleosidade da pele.

Como fazer: Ferva 1 xícara de água e adicione 1 colher de sopa de folhas secas de carqueja. Deixe repousar por 3 minutos e tome.


5- Suco de maçã no cabelo

O suco de maçã é um excelente remédio para evitar a caspa.

Como fazer: Parta uma maçã e coloque os pedaços em um recipiente com água. Ferva, espere esfriar e, em seguida, enxágue o cabelo com o suco e deixe agir por 20 minutos.

6 – Vinagre

O vinagre é um ótimo tratamento caseiro pois tem ação antibacteriana.

Como fazer: aplique o vinagre em todo couro cabeludo e deixar agir por até 2 minutos; lavando os cabelos depois.

7 – Sumo de Abóbora

Essa leguminosa possui agentes benéficos na prevenção e tratamento da caspa. Essa receita também é indicada para combater à queda de cabelo.

Como fazer: o sumo deverá ser esfregado sobre o couro cabeludo por 5 minutos e retirado em seguida.

8 – Chá de folhas de louro no cabelo

Poucas pessoas sabem, mas o louro possui agente anticaspa se usado de forma externa.

Como fazer: coloque algumas folhas de louro em água já fervida, deixe em infusão durante 30 minutos. Depois, coe este chá anticaspa e aplique no couro cabeludo, executando uma leve massagem. Deixe deixe agir por 1 hora e depois enxágue.

9 – Mel puro

Por meio de estudos científicos foi comprovado que o mel exerce um poder curativo do couro cabeludo.

Como fazer: Misture 90% de mel puro com 10% de água morna. Depois aplique em todo o couro cabeludo, massageie, cubra a cabeça com um pano e deixe agir por 9 horas. Após isso,enxágue com água morna. Faça isso todos os dias durante um mês, e apenas uma vez por semana após esse período.

10 – Máscara capilar de limão

O limão é um dos melhores agentes naturais para combater a caspa.

Como fazer: Esprema um limão fresco na máscara capilar que costuma usar após o xampu. Aplique e deixe agir por 10 min.

Para garantir os resultados

Você deve manter o cabelo limpo e sempre usar água fria ou morna. Ao esfregar o couro cabeludo, tente não usar as unhas. Ao menos uma vez na semana, faça algum tipo de hidratação capilar utilizando produtos anticaspa.


Reportar erro