Limpe o fundo da panela queimado usando simples receita caseira

Lavar panela é uma tarefa exaustiva, mas só para quem não conhece o truque caseiro que limpa qualquer recipiente de forma prática e bem baratinha


Atire a primeira pedra quem nunca deixou a comida queimar e, consequentemente, teve um maior trabalho para desgrudar os alimentos queimados e grudados no fundo da panela! Se o cenário da pia repleta de pratos sujos já assusta, imagine quando o assunto é a panela depois de um descuido no ato do cozimento?

A tarefa é exaustiva, mas só para quem não conhece um truque caseiro que limpa qualquer recipiente de forma prática e bem baratinha. E o segredo para a “mágica” da limpeza você tem no armário da sua casa: o sal.

Limpando a panela cujo fundo queimou

Quando você perceber o acidente na cozinha envolvendo a panela e a sua comida, leve o recipiente ainda quente para debaixo de uma torneira com água corrente. Assim, o primeiro passo é amolecer a sujeira, evitando que ela fique grudada. Depois, despeje a água fora e jogue o sal grosso, a quantidade ideal para limpar corretamente a panela é conseguir fazer uma camada que cubra totalmente o fundo.

Em seguida, esfregue com uma esponja comum de cozinha. O interessante desse truque é que a força não é determinante para retirar a sujeira presa no fundo da panela, mas sim a quantidade de sal e seguir estes passos corretamente. Termine essa etapa enxaguando o recipiente e retirando todo o sal e os resíduos que foram soltos.


Limpe já o fundo da panela queimado usando incrível receita caseira

Foto: Pixabay

Acione o fogão e coloque a panela para aquecer. A dica é não pular esta etapa do processo, pois ela é responsável por evitar a ferrugem no seu utensílio, caso este seja de ferro ou de ferro revestido com camada de alumínio. Após a secagem, use um papel toalha umedecido de óleo de cozinha e unte a panela por dentro. Depois é só guardar normalmente. Uma outra sugestão é, ao invés de passar o papel toalha, você lavar a panela com produtos de limpeza, a exemplo do detergente. E finalizar enxugando o recipiente com o pano de prato mesmo.

O que não fazer para limpar panelas queimadas?

Este truque, ensinado anteriormente, é simples, barato e não danifica a panela, que poderá ser utilizada em outro momento sem preocupações a respeito da tinta se destacar ou uma possível ferrugem. Existem modos de limpeza que não devem ser utilizados, pois, ao contrário desse, pode prejudicar a utilização do recipiente em outras receitas. São eles:

  • Usar faca para raspar a sujeira só vai ajudar a danificar a panela;
  • Socorrer panelas queimadas com polidor de forma imediata. Este produto é ideal para deixar seus alumínios com brilho, mas não para limpar impurezas como alimentos queimados. Você pode usá-lo, mas na finalização da limpeza;
  • Esponjas de aço com muita força também podem danificar a panela.

Reportar erro