Lavanda pode ajudar a dormir. Descubra como

Quando o assunto é dormir bem, a lavanda é uma das plantas mais lembradas. Isso vem das suas propriedades relaxante e calmante


Se você é uma daquelas pessoas que tem dificuldade para dormir, a solução para resolver esse problema pode estar mais perto do que você imagina.

Através do uso das propriedades medicinais da lavanda, você vai conseguir ficar bastante relaxado e equilibrar seu sono.

Depois de enfrentar um dia inteiro de estresse, correria e várias atribuições, o corpo precisa recuperar toda energia gasta.

A forma mais saudável e aconselhável para isso é através de uma boa noite de sono. Mas, seja por preocupação excessiva ou qualquer outro problema, nem sempre isso é possível.

Lavanda pode ajudar a dormir. Descubra como

Foto: depositphotos

A lavanda e o sono

Quando o assunto é dormir bem, a lavanda é uma das plantas mais lembradas. Isso vem das suas propriedades relaxante, anticonvulsiva e calmante.

Ela conta com mais de 20 princípios ativos que são conhecidos pelo combate a insônia. Entre eles, destaque para o isoborneol, borneol, limoneno, cariofileno, geraniol, eugenol e coumarinas.

Conhecida também pela sua fragrância natural, isso também faz dela um poderoso relaxante, pois atua diretamente no sistema nervoso, pressão arterial e até na redução da frequência cardíaca.

Somado a tudo isso, a lavanda também é indicada para auxiliar no tratamento da depressão, estresse, ansiedade e enxaqueca.

Usando a lavanda

Com o propósito de acabar com a insônia, a lavanda pode ser usada de duas maneiras: na forma de chá ou como óleo essencial.


Para preparar o chá, você vai precisar de uma xícara de água e uma colher (de chá) de flores secas de lavanda. Ferva a água e derrame-a sobre as flores de lavanda.

Deixe descansar por cerca de 10 minutos. Depois, com ajuda de uma peneira, basta coar e a bebida está pronta para ser ingerida. O chá de lavanda deve ser consumido pouco antes de dormir.

O óleo essencial de lavanda é conhecido por ser usado amplamente na aromaterapia para reduzir os níveis de estresse físico e emocionais, além, é claro, de ser ótimo para combater a insônia.

Para aproveitar todas as suas propriedades, basta passar um pouco do óleo na palma das mãos e também no travesseiro que vai dormir. Sua fragrância atuará como relaxante, proporcionando a você uma boa noite de sono.

Se o problema se estender também para a musculatura, uma solução bem simples para mantê-la relaxada é tomar um banho quente com algumas gotas do óleo. Isso também servirá para combater a insônia, já que você estará bem relaxado.

Se você não tem o hábito de tomar chá, mas mesmo assim não quer deixar de usufruir das propriedades relaxantes da lavanda, basta pegar um punhado de folhas secas e deixar sobre o criado mudo.

Outra dica é colocar essas mesmas folhas em saquinhos de tecido fino debaixo do travesseiro. Para quem preferir, basta pulverizar o ambiente com algum produto que tenha a lavanda como base.

Contra-indicações

O uso do óleo essencial de lavanda não é aconselhável para pacientes com doenças neurológicas, epilepsia, úlceras gástricas, gastrite, cólon irritável, doença de Crohn, colite e mal de Parkinson.

Mulheres grávidas ou que estejam amamentando também devem evitar a substância. Não exagere no uso da lavanda, pois ela pode acarretar em alergias e irritações.


Reportar erro