Kino – A fruta exótica que reduz o apetite e emagrece

Existem alguns alimentos que são poderosos aliados na hora de perder aqueles indesejados “quilinhos a…


Existem alguns alimentos que são poderosos aliados na hora de perder aqueles indesejados “quilinhos a mais”, por darem a sensação de saciedade, diminuindo o apetite e, consequentemente, fazendo com que a pessoa coma menos. Uma pequena fruta exótica, ainda pouco conhecida no Brasil, vem conquistando o seu espaço por fazer parte deste grupo de alimentos que ajudam a emagrecer: é o kino.

Kino – A fruta exótica que reduz o apetite e emagrece

Foto: Reprodução

O kino, também conhecido como kiwano, pepino “chifrudo” africano, melão “chifrudo” africano ou melão gelatina (jelly melon), é originário do continente africano, sendo cultivado também nos Estados Unidos, Israel e, mais recentemente, na Europa. Em nosso país, o cultivo da fruta ainda é pequeno, motivo pelo qual a fruta ainda é pouco conhecida.


O kino pode ser usado como um aliado em dietas de emagrecimento, mas lembre-se que, para eliminar os quilinhos extras de forma saudável, é necessário aliar uma alimentação saudável e balanceada à prática de exercícios físicos. Confira a seguir as propriedades e os benefícios desta fruta de sabor agridoce e que se assemelha ao maracujá na sua textura.

Propriedades e benefícios

O kino é rico em vitaminas A e C, em fibras, potássio, ferro e cálcio e possui poucas calorias (aproximadamente 25 em uma porção de 100 gramas). Os benefícios proporcionados pela fruta são muitos, incluindo o fortalecimento do sistema imunológico, o auxílio no processo de emagrecimento e no equilíbrio da flora intestinal. O kino é considerado refrescante, digestivo e um isotônico natural, por possuir baixos teores de sódio e altos teores de potássio. Pela quantidade considerável de fibras que ele contém, a fruta proporciona uma maior sensação de saciedade e possui efeito laxante, auxiliando na perda de peso.

Dicas de consumo

Antes de ser utilizada, a polpa do kino deve ser passada na peneira para a remoção das sementes. Ele possui consistência de geleia e gosto que lembra o de pepino, banana ou limão. Além de ser aproveitada ao natural, a fruta pode ser misturada com açúcar ou usada na forma de suco, mousse e molho para saladas.


Reportar erro