Dias frios: Previna-se de problemas respiratórios com sucos vitamínicos

Laranja, limão, acerola, goiaba, morango, cenoura e gengibre têm propriedades que colaboram para prevenir doenças que vêm com o inverno


A julgar pela dimensão territorial e a “flexibilidade” climática do Brasil, algumas regiões recebem no mês de junho uma das estações mais frias do ano: o inverno. Para muitos, sinônimo de trabalho no campo, época de tirar as roupas quentes do guarda-roupas, para outros, período de prestar mais atenção à saúde. Isso porque, é nessa época que doenças como resfriados e demais problemas respiratórios passam a ser uma constante na vida de grande parte da população. Para lidar com isso, aliados naturais ajudam na prevenção e tratamento de muitas delas.

Ingredientes como laranja, limão, tangerina, manga, acerola, goiaba, morango, cenoura, pepino e gengibre têm propriedades que colaboram para prevenir muitos dos problema apresentados anteriormente.

Uma forte característica presente na maioria dessas substâncias naturais é a vitamina C. Ela é uma das melhores fontes para fortalecimento do sistema imunológico e escudo contra problemas respiratórios. Qualquer receita com essa finalidade não abrirá mão dessa fonte de vitamina.

Benefício dos sucos para o organismo

Além de ser bastante saboroso, os sucos de frutas oferecem ao corpo humano grande parte das vitaminas, sais minerais, aminoácidos e enzimas necessárias para o bom funcionamento. Eles também ajudam a assimilar os nutrientes encontrados nos alimentos, melhorando o desempenho físico e cardiovascular, controlando a temperatura corporal, auxilia no funcionamento dos rins, além de melhorar o sistema imunológico.

Imagem de mulher de agasalho tomando suco em dia frio

Foto: Depositphotos

Como fazer

Para aproveitar todas as propriedades dessas fontes de vitamina, revertendo em benefícios para a saúde no inverno, separamos duas receitas de sucos que vão atuar diretamente na prevenção e tratamento de problemas ocasionados pelo despencar das temperaturas:


Suco de laranja com abacaxi e gengibre

Indicado para tratar doenças respiratórias, o suco de laranja com abacaxi e gengibre é um verdadeiro mix de benefícios. A laranja e o abacaxi são ricos em vitamina C, enquanto o último ainda possui ação anti-inflamatória auxiliando na desobstrução das vias respiratórias.

Ingredientes

200ml de suco de laranja fresco
2 fatias médias de abacaxi
2 cubos de gengibre
Gelo e açúcar a gosto

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador. O suco pode ser tomado sem coar.

Suco de cenoura, maçã e melão

Essa receita atua no fortalecimento do sistema imunológico. A cenoura e a salsa possuem uma substância chamada betacaroteno, que é transformado em vitamina A e estimula o funcionamento do sistema imunitário. Já a maçã traz alívio e conforto para o pulmão e vias respiratórias.

Ingredientes

2 cenouras
Meia maçã
Meia xícara (de chá) de melão
100 g de salsa
1 colher (de sobremesa) de gengibre
400 ml de água

Modo de preparo

Corte os ingredientes e retire todas as sementes e talos, em seguida, adicione a água e bata tudo no liquidificador. Após ser coado, adoce a seu gosto.


Reportar erro