Inverno: como melhorar a qualidade do ar dentro de casa

Durante o inverno é normal haver um longo período de seca. E nessa época, manter a qualidade do ar da sua casa fresco pode ser algo difícil de conseguir


Durante o inverno é normal haver um longo período de seca. E nessa época, manter a qualidade do ar da sua casa fresco pode ser algo difícil de conseguir.

No inverno a umidade relativa do ar cai substancialmente, por isso ficamos mais propícios e expostos a doenças respiratórias como asma, bronquite e rinite, problemas como sangramento nasal, olhos vermelhos, tontura, desmaios, e até infarto, todos causados pelo clima seco. Por isso os cuidados devem ser redobrados nessa estação.

Como melhorar a qualidade do ar dentro de casa

Ajude a circular o ar da sua casa

inverno-como-melhorar-a-qualidade-do-ar-dentro-de-casa-2

Foto: Pixabay

Quando o tempo estiver adequado para isso, procure abrir as janelas de sua casa. Esse é um dos melhores meios de colocar para fora o ar antigo e deixar entrar um novo e fresco.

Cultive plantas em sua casa

inverno-como-melhorar-a-qualidade-do-ar-dentro-de-casa

Foto: Pixabay

Além de ajudarem a perfumar e harmonizar a casa, as plantas também ajudam a filtrar muitos poluentes do ar. Uma ótima dica é procurar cultivar azaleias, manjericão, hortelã e tomilho.

Mantenha a casa sempre limpa

inverno-como-melhorar-a-qualidade-do-ar-dentro-de-casa-limpeza

Foto: depositphotos


Limpar a casa com frequência ajuda a reduzir os poluentes transportados pelo ar, como o mofo, pólen, pelos de animais e ácaros. Procure utilizar produtos de limpeza não tóxicos.

Limpe os filtros de seus aparelhos de ar condicionado

inverno-como-melhorar-a-qualidade-do-ar-dentro-de-casa-ar-condicionado

Foto: depositphotos

Os aparelhos de ar condicionado podem prender uma enorme quantidade de poeira, pólen, pelos e outros alergênicos. Por isso, eles precisam ser higienizados com certa frequência. Caso o seu ar condicionado esteja em uma área de difícil acesso, considere contratar um serviço de limpeza que possa realizar o trabalho. A limpeza do aparelho, além de ajudar a manter o ar da sua casa mais limpo, também irá fazer com que seu ar quente e frio circule de forma mais eficiente.

Evite espirrar aerossóis e produtos químicos de limpeza

Inverno: como melhorar a qualidade do ar dentro de casa

Foto: depositphotos

Muitos sprays de aerossol possuem resíduos químicos que podem ser inalados pela família, prejudicando a saúde dela. Produtos de limpeza sintéticos, especialmente aqueles com fragrâncias, podem emitir uma grande variedade de produtos químicos para o ar.

Use purificadores e umidificadores de ar

Inverno: como melhorar a qualidade do ar dentro de casa

Foto: depositphotos

A melhor escolha é usar bons modelos de purificador de umidificador para melhorar a qualidade do ar dentro de casa, pois eles são capazes de remover partículas nocivas, fungos e bactérias.


Reportar erro