É possível prevenir o câncer através da alimentação?

O câncer surge devido a uma mutação genética, que altera o DNA da célula, começando a se multiplicar descontroladamente, formando uma massa tumoral.

Umas das principais formas de evitar o câncer é ter uma alimentação saudável, ser fisicamente ativo e manter o peso corporal adequado.

A alimentação é um dos fatores de risco para o desenvolvimento do câncer (Foto: freepik)

Existem diversos fatores de risco que podem aumentar as chances de se desenvolver o câncer, os fatores que não podemos modificar (idade, raça e genética), e os fatores que podemos modificar, que chamamos de fatores ambientais (consumo de bebida alcoólica e cigarro, exposição solar, obesidade, infecções sexualmente transmissíveis, sedentarismo e má alimentação).

Estima-se que 80 a 90% dos tumores estão relacionados com fatores ambientais, sendo 35% relacionados com a alimentação, ou seja, através dela podemos evitar essa doença (que possui um elevado índice de mortalidade) ainda tão temida por todos.

Uma alimentação saudável

O consumo de frutas e legumes previnem o surgimento do câncer (Foto: freepik)

Construir o hábito de uma alimentação saudável rica em alimentos de origem vegetal como frutas, legumes, verduras, cereais integrais e feijões previnem o surgimento do câncer.

Bem como, devemos evitar alimentos industrializados ou ultraprocessados, (aqueles que já vêm prontos para o consumo); bebidas açucaradas (refrigerantes); e alimentos embutidos (salsicha, mortadela, presunto), pois são ricos em substancias que estimulam o surgimento do câncer.

Na alimentação, podemos encontrar ainda fatores que nos protegem contra o surgimento do câncer, um exemplo são as vitaminas antioxidantes, que têm um papel fundamental no combate aos radicais livres (colabora com o processo de surgimento do câncer), sendo destacado as vitaminas A, C e E.

A vitamina A tem capacidade de inibir a formação dos radicais livres, enquanto a vitamina C e E  fortalecem a imunidade.

O consumo de alimentos ricos em gorduras boas, como os ácidos graxos Ômega-3 em alguns estudos relatam sua ação anti-inflamatória bem como protetora no surgimento do câncer.

O ômega 3 não é produzido pelo organismo, sendo assim adquiridas por meio da alimentação como azeite de oliva, semente de linhaça e alguns peixes.

E então nutri, é possível prevenir o câncer através da alimentação?

É possível sim, entretanto vale lembrar que nenhum alimento ou dieta pode evitar que a pessoa desenvolva um câncer, mas uma boa alimentação pode reduzir as chances de aparecimento da doença.

Manter uma boa alimentação, hidratação, melhora do sistema imunológico, pratica de atividade física e controle do peso corporal são a chave para a prevenção de diversas doenças, inclusive o câncer.

Para uma melhor orientação sobre como deve ser uma alimentação saudável você pode ler o Guia Alimentar para a População Brasileira,ou procurar um nutricionista para melhor orientação acerca de suas características individuais, afinal de contas, prevenir é a chave para a luta contra o câncer.

Referências

(1) Instituto Oncoguia. Entendendo os fatores de risco. 2019. Disponível em: Acesso em: 06 de agost. De 2020.

(2) Instituto Nacional de Cancer. Como prevenir o câncer. 2019. Disponível em: Acesso em: 06 de agost. De 2020.

(3) DA CUNHA SAMPAIO¹, Lúcia; DE ALMEIDA, Cristiane Fonseca. Vitaminas antioxidantes na prevenção do câncer do colo uterino. Revista Brasileira de Cancerologia, v. 55, n. 3, p. 289-296, 2009. Dsiponível em:
(
4)HYPPOLITO, Keila Pereira Penteado; RIBEIRO, Karina Antero Rosa. Importância da nutrição na prevenção e no tratamento de neoplasias. Interciência & sociedade, v. 3, n. 2, 2014. Disponível em:

Sobre o autor

Nutricionista formada pela Universidade do Vale do Ipojuca (Unifavip DeVry). Especialista em Oncologia e Cuidados Paliativos (ASCES UNITA) e em Nutrição Clínica (Unifavip DeVry). Professora de pós graduação em Oncologia e Cuidados Paliativos na UNIFIP (Campina Grande e João Pessoa). Registro profissional: *CRN 20508