Ingrediente da cerveja, a Cevada é saudável e nutritiva

Aromática, substitui o café e é ainda mais benéfica por ser digestiva, saudável e nutritiva.…


Cevada

Imagem: Reprodução

Aromática, substitui o café e é ainda mais benéfica por ser digestiva, saudável e nutritiva. Esta é a conhecida Cevada, um grão similar ao trigo integral que é rico em proteínas, carboidratos, vitaminas B1 e B2, fibras, minerais etc. Além de fazer uma infusão nutritiva a cevada é o ingrediente principal da cerveja e é a Rússia que lidera o ranking de produção desse grão. O maior dos benefícios que esse grão nos traz é o combate e prevenção ao câncer de cólon, pois contém agentes que evitam o tumor e mantém o intestino regulado. De origem desconhecida e milenar, a cevada foi levada à Europa e Estados Unidos por peregrinos e comerciantes nos séculos XVI e XVII. Hoje em dia é o quinto cereal mais produzido na Terra e no Brasil é principalmente cultivada na região Sul e Sudeste.


Propriedades benéficas da cevada

  • É rica em carboidratos, fibras, vitaminas do complexo B, selênio e magnésio.
  • Devido à grande quantidade de fibras que possui, o grão é considerado um alimento funcional.
  • Ingerir muitas fibras ajuda a emagrecer, pois promoverá o melhor aproveitamento dos nutrientes ingeridos e dará sensação de saciedade.
  • É importante para os vegetarianos por ser uma grande fonte de energia ao lado de outros alimentos ricos em carboidratos.
  • Ingerir cerveja auxilia no combate de infecções e bloqueia processos inflamatórios.
  • A cerveja ainda tem efeito tranquilizante sobre o organismo e pode aumentar a produção da serotonina, o conhecido “hormônio da felicidade”.
  • Beber cerveja também pode influenciar o comportamento alimentar e o sexual.
  • O grão é indicado no tratamento de doenças pulmonares, diarreias, infecções no intestino e até mesmo em estados febris.
  • É uma excelente fonte de energia para as pessoas idosas e com convalescença.

*Atenção: Beber cerveja só trará benefícios se for com moderação! Ao contrário, malefícios severos poderão acontecer, como a cirrose hepática.

Fatos curiosos sobre a cevada

Diferente do que muitos acreditam, não é somente a cerveja a única bebida feita a partir dos grãos de cevada. O Norte de Portugal e a Itália, por exemplo, usam os grãos para fazer o popular café expresso. O café de cevada é considerado muito mais saudável que o tradicional, pois ele não contém cafeína e oferece várias propriedades nutricionais e medicinais. É fácil de encontrar o pó de café de cevada em território brasileiro, basta procurar em lojas de produtos naturais.


Reportar erro