Impulsione sua dieta com batata doce

Alimento de baixo índice glicêmico, a batata doce ajuda a queimar a gordura e favorece o ganho muscular. Veja como impulsionar a dieta com este alimento


Será que impulsionar a dieta com a ingestão de carboidratos é possível? Sim! A batata doce, queridinha dos atletas e adeptos da musculação, está aí para provar que carboidratos também podem – e devem – fazer parte do cardápio de quem deseja perder uns quilinhos e ganhar músculos.

A batata doce supera outros tubérculos em vários nutrientes, sendo um alimento de baixo índice glicêmico rico em fibras, cálcio, proteína, fósforo e potássio.

Propriedades da batata doce

Nutritiva, a batata doce possui cinco vezes mais cálcio, mais potássio e o dobro de fibras que a batata-doce. Raiz tuberosa nativas da Américas, este alimento é considerado um carboidrato “do bem”, pois é rica em fibras, vitaminas A, C e E, fonte de ferro e outros minerais como potássio.

No Brasil, podemos encontrar quatro variedades de batata doce: a batata-branca, angola ou terra-nova; amarela e roxa e avermelhada.

Mas qual é o segredo da batata doce e por que ela pode impulsionar a dieta? É pelo fato de ser um carboidrato complexo de baixo índice glicêmico, ou seja, a sua absorção pelo organismo é mais lenta e vai liberando a glicose na corrente sanguínea aos poucos, sem estimular muito a insulina, hormônio que aumenta o apetite e o acúmulo de gordura no corpo.

Por ser um alimento de baixo índice glicêmico, a batata doce ajuda a queimar a gordura corporal e favorece o ganho muscular.


Apesar de ser mais calórica que a batata normal, esta raiz tuberosa auxilia no processo de emagrecimento, uma vez que aumenta a sensação de saciedade e fornece energia de forma equilibrada.

Imagem de batata-doce

Foto: Pixabay

Os benefícios da batata doce

Além de ajudar a emagrecer, o consumo de batata doce proporciona outros benefícios ao nosso organismo. Confira a seguir:

  • Auxilia no controle da diabetes;
  • Ajuda na formação do colágeno;
  • Fornece energia para os exercícios de musculação;
  • Reduz as cãibras;
  • Previne anemia;
  • Regula a pressão arterial;
  • Devido à grande quantidade de fibras, auxilia na digestão e no funcionamento do intestino;
  • É benéfico para a pele;
  • Ajuda na redução do colesterol total;
  • Devido aos seus nutrientes, a batata doce fortalece o sistema imunológico.

A dieta da batata doce

Para aproveitar os benefícios da batata doce, basta incluí-la em seu cardápio. Este carboidrato complexo pode ser consumido cozido ou assado ou em receitas como purês, tortas, suflês, pães, doces e outros. A seguir, confira uma saborosa receita de purê a seguir:

Purê de batata doce

Ingredientes

– 150g de batata doce;
– 1 colher (chá) de requeijão light;
– 2 colheres (sopa) de leite desnatado.

Modo de preparo

Cozinhe a batata doce até que ela fique macia, espere esfriar e descasque. Amasse a batata, acrescente o requeijão e misture. Depois é só adicionar o leite desnatado e misturar novamente.


Reportar erro