Higienize sua casa e livre sua família de alergias

Congestão nasal , espirros, olhos lacrimejantes, tosses e dores de cabeça. Todos estes são sintomas da alergia, veja como evitá-los


De todos os alérgenos que existem, quatro ganham destaque porque são os mais comuns, são eles: ácaros, pelos de animais, esporos e grãos de pólen.

Estes, ao entrarem em contato como organismo humano causam reações alérgicas que podem variar de um simples mal-estar até algo mais sério, como as crises de asma.

Neste sentido, o corpo começa a responder com vários sintomas, a exemplo da congestão nasal ou defluxo, espirros, olhos lacrimejantes, tosses, fadiga e dores de cabeça. Já nas situações mais complexas, o paciente pode apresentar súbitas faltas de ar.

Higienize sua casa e livre sua família de alergias

Foto: depositphotos


Para diminuir estes efeitos nocivos dos alérgenos, é preciso manter a higiene de dentro de casa. Isto porque, quanto mais limpo o ambiente, menos se tem substâncias que causam alergias. Mas, é importante manter os alérgicos longe da residência quando há faxina. Porém, se isso não for possível, prefira escolher alternativas de limpeza mais apropriadas.

Soluções para afastar a poeira sem causar alergia

Quando não há outra alternativa e a única pessoa disponível para limpar a casa é alérgica à poeira, a dica é utilizar uma máscara enquanto é feita a faxina. Desta forma é possível minimizar os efeitos negativos que a poeira possui. Outra dica, neste caso, é optar por fazer a higienização do ambiente aos poucos, um cômodo de cada vez.

Agora se há a possibilidade de outra pessoa fazer a limpeza, o alérgico deve sair de casa e só voltar uma horas depois da faxina ter terminado. Isto porque, é impossível retirar todas as substâncias que provocam alergia e este tempo é o suficiente para que estas se acomodem novamente em alguma superfície, deixando de pairar pelo ar.

Técnicas  de limpeza para eliminar os alérgenos

  • Jamais tire o pó dos objetos com espanadores e panos secos, tendo em vista que desta forma os ácaros podem espalhar-se pelo ar e piorando a situação. Por isso, opte por um pano úmido;
  • Caso ainda não tenha, leve em consideração a compra de um aspirador de pó, uma vez que este aparelho é eficiente para eliminar o acúmulo de poeira em todos os lugares, seja no chão, estofados ou cortinas.
  • Opte por encapar sofá e camas com peças que possam ser retiradas para lavar com mais facilidade. E faça a lavagem destas capas semanalmente;
  • Banhos semanais nos animais de estimação também ajudam a diminuir os ácaros, bem como uma escovação do pelo diariamente;
  • Controle a umidade dentro de casa, pois o odor do mofo é uma das causas para esse problema;
  • No caso dos grãos de pólen, eles não estão presentes apenas no ar livre, como também podem agregar-se as roupas e cabelos. Por isso que é importante tomar um banho de cabeça antes de dormir, evitando assim o reações alérgicas durante a noite. Contudo, vale lembrar, após o banho é imprescindível secar bem os cabelos, para evitar a umidade nos travesseiros.

Reportar erro