Higiene bucal pode prevenir doenças como AVC e diabetes

Cuidar do sorriso não é algo só estético. A higiene dos dentes pode evitar o surgimento de diversas doenças


Se preocupar em cuidar do sorriso não é algo só estético. A manutenção dos dentes pode evitar o surgimento e agravamento de diversas doenças.

Segundo o cirurgião-dentista, Hugo Lewgoy problemas como doenças cardiovasculares, hipertensão arterial, acidentes vasculares cerebrais (AVC), insuficiência cardíaca, diabetes, doenças respiratórias e até riscos na gravidez surgem devido a inflamações que atingem os tecidos de suporte e sustentação dos dentes.

Segundo dados do INCOR – Instituto do Coração, 40% dos pacientes que sofrem de endocardite bacteriana possuem um histórico de má higiene bucal. Por isso, muitos cardiologistas recomentam uma boa rotina de higiene oral.

higiene-bucal-pode-prevenir-doencas-como-avc-e-diabetes

Foto: depositphotos


Cuidados necessários

Para garantir uma boa escovação, o especialista aconselha: “A escova dental deve ser ultramacia com a maior quantidade possível de cerdas, pois elas evitam o acúmulo de sujeira na escova e não agridem os dentes e a gengiva. É importante também o uso de escovas interdentais para a limpeza entre os dentes”.

As doenças periodontais são infecto-inflamatórias que atingem a gengiva e sustentação dos dentes. A falta de cuidados com essa região pode levar à perda dos dentes, a formação de tártaro e o surgimento de bolsas periodontais, que também podem agravar outros problemas de saúde como a diabetes e doenças respiratórias.

A melhor forma de defesa para lutar contra esse problemas é adquirindo uma rotina de higiene bucal, mantendo uma boa escovação e consultas regulares ao dentista.

“Infelizmente, a grande maioria descobre que tem algum problema oral quando o quadro já está avançado. Ela pode estar mais propensa a parto prematuro, além do risco de ter um bebê de menor peso”, alerta Lewgoy.


Reportar erro