Hidraste é rica em benefícios para a saúde

Hidraste, de nome científico Hydrastis canadensis L., é uma planta medicinal pertencente à família das…


Hidraste, de nome científico Hydrastis canadensis L., é uma planta medicinal pertencente à família das Ranunculaceae, e também popularmente conhecida como raiz amarela. Assim como várias plantas, a hidraste já era conhecida há tempos devido às suas propriedades medicinais e aos benefícios que proporciona à saúde geral do organismo humano.

Os constituintes químicos da planta incluem alcaloides, ácido opiánico, ácido cloreogênico, berberastina, canadina, berberina, hidrastina, esteroides, sais minerais, resinas, óleo essencial, hidrastinina e amido. Além de ser eficaz no tratamento de conjuntivite e infecções fúngicas, a hidraste atua em outras condições de saúde.

Hidraste é rica em benefícios para a saúde

Foto: Reprodução

As propriedades medicinais e benefícios

A hidraste possui propriedades adstringentes, anti-inflamatórias, antidiarreicas, antimicrobianas, antiulcerogênicas, digestivas, colagogas, febrífugas, expectorantes, estimulantes e homeostáticas. Devido às suas propriedades, esta planta é utilizada e traz benefícios no tratamento de gripes, resfriados e tosses, ajudando a limpar o pulmão e a evitar congestões nasais. A hidraste também usada para aliviar os sintomas de distúrbios digestivos como gastrite, azia e úlceras, além de regular o intestino.

Outros benefícios proporcionados por esta planta são os seguintes: ajuda a baixar a febre e até a eliminá-la; reduz dores de garganta; trata conjuntivite; atua na limpeza dos canais urinários, evitando, assim, cistites e infecções na urina; auxilia no tratamento de olhos irritados; reduz hemorragias; controla a menstruação excessiva; evita colites e parasitas intestinais; ajuda a eliminar e a evitar a proliferação de fungos e bactérias; trata inflamações das mucosas e atua no fortalecimento da imunidade, evitando que o organismo contraia doenças.


Como consumir a hidraste?

A parte utilizada desta planta é a sua raiz, utilizada no preparo de chás e infusões. Para aproveitar todos os benefícios proporcionados pelo chá de hidraste, basta seguir os seguintes procedimentos:

Leve ao fogo a chaleira com uma colher de sopa de raiz de hidraste junto com 250 ml de água. Deixe ferver por cerca de 5 minutos e desligue o fogo. Tampe o recipiente e deixe abafando por mais 15 minutos. Quando a bebida estiver morna, adoce e beba duas vezes ao dia, antes das principais refeições.

Caso queira usar a hidraste para tratar conjuntivite ou infecções nos olhos, faça o mesmo procedimento descrito acima, mas deixe o chá esfriar totalmente e não adoce. Lave o olho afetado com o líquido 3 vezes ao dia.

Contraindicações e precauções

O consumo da hidraste é contraindicada para mulheres grávidas, porque estimula as contrações uterinas, podendo causar um aborto espontâneo. Dentre os efeitos colaterais que podem surgir pelo consumo desta planta estão a diminuição dos glóbulos brancos, sensação de agulhadas nas mãos, vômitos e náuseas. Lembre-se sempre de buscar acompanhamento médico antes de iniciar qualquer tratamento!


Reportar erro