Hemorroida: alivie os sintomas com chás caseiros

Entenda o que é e saiba como aliviar os sintomas e reduzir a inflamação da hemorroida com chás e remédios caseiros.


Tabu para muitas pessoas, a hemorroida é uma doença muito incômoda em uma região íntima que ninguém gosta de falar. Trata-se das veias do reto e do ânus que, quando inflamadas, acabam se projetando para fora, o que origina a hemorroida. Em condições normais, os três anéis de tecido submucoso que contêm as vênulas e arteríolas superficiais do canal anal participam do processo de contenção das fezes, e são elas que originam a hemorroida.

O que pode causar hemorroida

  • Prisão de ventre: a prisão de ventre pode causar hemorroidas devido à compressão das veias do canal anal;
  • Fatores hereditários: pessoas que tem familiares com hemorroida tem tendência a ter também;
  • Gestação: a gestação pode proporcionar a doença, principalmente nas últimas semanas. A inflamação pode ser provocada ainda durante o parto devido à pressão abdominal e o esforço;
  • Envelhecimento: perda da força do esfíncter retal;
  • Diarreia: produz irritação;
  • Obesidade: o aumento da pressão abdominal sobre a cavidade pélvica;
  • Posições mantidas por tempos prolongados: ficar sentado ou em pé por muito tempo seguido pode provocar inflamação;
  • Abuso de laxantes;
  • Comidas muito apimentadas, temperadas ou salgadas: podem provocar inflamação da mucosa intestinal e retal;
  • Hipertensão portal.
Hemorroida: alivie os sintomas com chás caseiros

Foto: Reprodução/ internet

 

Remédios-caseiros

Alguns chás podem ser usados para amenizar os sintomas como dor e incômodo, além de auxiliar na desinflamação. Confira:


Camomila

Esse erva é considerada um calmante, digestivo, anti-inflamatório tônico e antiespasmódico. O remédio feito com camomila pode ser usado para redução e desaparecimento das hemorroidas.

Para preparar, em um recipiente coloque 250 ml de óleo de gérmen de trigo, 10 g de camomila em pó e pétalas de duas rosas. Leve ao fogo e deixe cozinhar em fogo lento por aproximadamente uma hora. Em seguida, coe com uma gaze e o líquido resultante deve ser misturado com 20 g de cera de abelha e 20 g de lanolina. Quando fria e sólida, aplique a mistura sobre as hemorroidas diariamente até a cura.

Pode ser usado também o óleo da camomila aplicado diretamente, também até o alivio dos sintomas. Da mesma forma, o chá pode ser usado para deter as hemorragias, favorecer a cicatrização e reduzir a inflamação. Em um litro de água, coloque um punhado das folhas de camomila e deixe ferver por 10 minutos. Em seguida, deixe esfriar e use para lavar as hemorroidas diariamente até melhorar.

Chá para hemorroida

Para preparar, use um punhado de erva-do-bicho, um punhado de castanha-da-índia e dois copos de água. Na panela, coloque todos os ingredientes e deixe ferver. Cronometre 15 minutos e em seguida desligue. Coe e deixe esfriar. Consuma a dose de uma xícara três vezes ao dia.


Reportar erro