Hamamélis: para que serve a pomada, o extrato e o chá

Este conteúdo faz parte da categoria Medicina Alternativa e pode conter informações que carecem de estudos científicos e/ou consenso médico.

A hamamélis (Hamamelis virginiana) é uma planta medicinal muito utilizada na produção de pomadas fitoterápicas para o tratamento de problemas como hemorroidas, varizes, hematomas e queimaduras. 

Ela também pode ser usada em extratos alcoólicos ou consumidas em cápsulas e infusões para tratar infecções respiratórias, como gripes e resfriados e diversas outras doenças.

A hamamélis é muito usada na produção de pomadas que aliviam os sintomas da hemorroida (Foto: Pixabay)

Continue lendo para descobrir 6 usos dessa erva nas versões em pomada, chá, extrato e cápsulas.

Para que serve a hamamélis?

Tratar hemorroidas

Um dos usos mais comuns da hamamélis é no tratamento de hemorroidas, doença que ocorre quando há um aumento de fluxo sanguíneo na região do reto.

As veias de dentro ou da borda do ânus ficam inchadas e inflamadas e causa fortes dores ao defecar ou sentar

O uso da planta consegue aliviar sintomas como corrimento, sangramento, dores e a sensação de queimação causada pela doença. 

Tudo isso porque ela é rica em substâncias vasoconstritoras, ou seja, que são capazes de “apertar” as veias e reduzir o excesso de sangue que está sendo enviado para o local. (1)

A pomada preparada com as cascas e folhas da hamamélis reduz, cerca de 60%, dos sintomas das hemorroidas em apenas poucas semanas de tratamento, sem apresentar efeito colateral. (2)

Para este fim, a erva pode ser usada em banhos de assento ou no preparo de pomadas que devem ser aplicadas diretamente sobre a região afetada. (3)

Diminuir a aparência das varizes

Sabia que usar a pomada ou consumir hamamélis, na forma de extrato, chá ou em cápsulas, ajuda a reduzir a aparência das varizes? Isso acontece, principalmente, porque a erva possui propriedades hemostáticas. 

Isso significa reter o fluxo sanguíneo apenas ao local onde eles deveriam ficar, que é dentro das veias, o que ajuda reduzir a dilatação das que foram afetadas pelo problema. (3)

As pomadas que contém extrato dessa planta reduzem a retenção de líquidos, que causam os inchaços e as dores dos portadores de varizes. (4)

A ação vasoconstritora que já foi mencionada também traz benefícios no tratamento das varizes, uma vez que estimula as veias que estão inchadas a voltarem ao tamanho normal

Por conseguir fazer o sangue circular melhor, em especial pela região inferior do corpo, a hamamélis não apenas trata o problema, mas também previne o aparecimento de novas varizes. (2

Estimular a cicatrização de queimaduras e hematomas

Tanto queimaduras quanto hematomas, que são aquelas manchas escuras causadas pelo acúmulo de sangue que escorreu de um vasinho estourado e ficou sob a pele, podem ter sua cicatrização estimulada pela hamamélis. 

O primeiro benefício está ligado às capacidades vasoconstritoras e bactericidas da erva, que como o nome já diz, impedem a proliferação de bactérias e também a inflamação do local ferido. Desse modo, elimina os principais fatores que atrasam o processo cicatrizante. (1)

Já a capacidade hemostática dela é essencial na diminuição dos hematomas, uma vez que estimula a circulação normal do sangue, diminuindo o tempo necessário para que o local afetado volte ao normal. (3)

Tratar a diarreia 

O uso interno da hamamélis é indicado para tratar de maneira natural a diarreia, já que possui a propriedade adstringente. 

“Mas o que isso significa?” Quer dizer que elas provocam a constrição das mucosas, o que ajuda a diminuir os movimentos do trato intestinal, além de inibir a produção do muco que serve para proteger o intestino e deixar o cocô mais líquido. 

Esses movimentos, em conjunto com a ação do muco, servem para que o organismo expulse as fezes e aumentam durante episódios de diarreia. Portanto, inibir esse processo é tratar a origem do problema, promovendo uma melhora rápida. (2)

Tratar gripes e resfriados 

Consumir a hamamélis, pelo menos, três vezes por dia, é um ótimo remédio caseiro para infecções respiratórias, em especial gripes e resfriados

Ela é um potente agente anti-viral e age impedindo a proliferação contra o vírus da gripe tipo A parando o ciclo de proliferação desses micro-organismos. (5

O resultado é que a infecção fica mais fraca, possibilitando que o próprio corpo consiga lutar contra ela, o que promove uma recuperação mais rápida das doenças. 

A propriedade anti-inflamatória dela reduz as irritações nas mucosas, aliviando assim os principais sintomas, tais como dor de cabeça, catarro e tosse. (1)

Ajudar na cicatrização da acne

Utilizar a pomada ou compressa de hamamélis é altamente eficaz não apenas para acelerar a cicatrização da acne, mas também para impedir o aparecimento do problema. 

O potencial bactericida é eficaz na eliminação de várias bactérias que vivem na pele e são conhecidas por causar espinhas, quando se proliferam exageradamente. 

Ela é capaz de impedir que o local afetado por essas bactérias comece a ficar inflamado, o que é essencial na prevenção da acne. 

As propriedades adstringentes limpam a pele de maneira profunda e impedem que o sebo, um tipo de óleo produzido para fins de proteção, fiquem acumulados e entupam os poros. 

Esse tratamento não altera a acidez da pele e por isso não causa irritação e ressecamento. (6

Como usar a hamamélis?

O chá de hamamélis pode ser ingerido, usado em compressas ou em banhos de assento (Foto: Pixabay)

A hamamélis é uma planta bastante versátil e pode ser adequada a vários tipos de usos medicinais. Confira a seguir como usar corretamente cada um deles!

Chá, extrato e cápsulas 

Para preparar o chá você precisa apenas levar ao fogo duas colheres (de chá) de folhas de hamamélis secas com uma xícara de água filtrada.

Quando começar a borbulhar, desligue e deixe abafado por cinco minutos, em seguida, coe e beba aos poucos e sem adicionar açúcar. 

Essa infusão, o extrato alcoólico e as cápsulas devem ser consumidos, no máximo, três vezes por dia e apenas enquanto durar o tratamento. (1)

Pomada e compressa

A compressa pode ser feita aplicando o chá morno no local afetado. A pomada é encontrada em farmácias de manipulação ou de medicamentos fitoterápicos e o uso é bem simples: basta aplicar diretamente na pele. Evite usar por mais de 30 dias seguidos. (3)

Cuidados e contraindicações

Não encontramos nenhuma contraindicação para o uso da hamamélis, seja ele interno ou externo.

No entanto, ela só deve ser usada durante a gravidez ou amamentação sob orientação médica, visto que não existem evidências sobre o consumo dela nesse período.

Atenção! Nunca ultrapasse a dose diária para consumo ou uso.

Referências 

(1) EDWARDS, Sarah E. et al. Phytopharmacy: An Evidence‐Based Guide to Herbal Medical Products. Wiley Online Library, 2015. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/book/10.1002/9781118543436. Acesso em: 25 de outubro de 2019.

(2) European Medicines Agency. Assessment report on Hamamelis virginiana L., cortex, Hamamelis virginiana L., folium, Hamamelis virginiana L., folium et cortez aut ranunculus destillatum, 2009. Disponível em: https://www.ema.europa.eu/en/documents/herbal-report/assessment-report-hamamelis-virginiana-l-cortex-hamamelis-virginiana-l-folium-hamamelis-virginiana-l_en.pdf. Acesso em: 25 de outubro de 2019.

(3) Prefeitura de Londrina. Fitoterapia: Hamamélis – Hamamelis virginiana. Disponível em: http://www1.londrina.pr.gov.br/dados/images/stories/Storage/sec_saude/fitoterapia/publicacoes/hamamelis.pdf. Acesso em: 25 de outubro de 2019. 

(4) ÖSCAN, Ímge I.; AKÇA, Süheda Basire. Healing tree: Common witch hazel (hamamelis virginiana). International Congresson Medicinal and Aromatic Plants. 2017. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Hasan_Kozan/publication/322420166_I_INTERNATIONAL_CONGRESS_on_MEDICINAL_and_AROMATIC_PLANTS_NATURAL_and_HEALTHY_LIFE_PROCEEDINGS_BOOK/links/5a5872b945851529a2eedd01/I-INTERNATIONAL-CONGRESS-on-MEDICINAL-and-AROMATIC-PLANTS-NATURAL-and-HEALTHY-LIFE-PROCEEDINGS-BOOK.pdf#page=387. Acesso em: 25 de outubro de 2019.

(5) THEISEN, Linda L. et al. Tannins from Hamamelis virginiana Bark Extract: Characterization and Improvement of the Antiviral Efficacy against Influenza A Virus and Human Papillomavirus. PLOS one, v.9, n.1, 2014. Disponível em: https://dx.doi.org/10.1371%2Fjournal.pone.0088062. Acesso em: 25 de outubro de 2019.

(6) DODOV, Marija Glavas; KULEVANOVA, Svetlana. A review of phytotherapy of Acne vulgaris. Macedonian Pharmaceutical Bulletin, v.55, n.1-2, p.3-22, 2009. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/235948815_A_review_of_phytotherapy_of_Acne_vulgaris. Acesso em: 25 de outubro de 2019.

Sobre o autor

Jornalista, possui experiência em rádio, apuração de dados para programa de televisão e produção de conteúdo para a Internet. Registro Profissional MTB-PE: 6770.