Hábitos que garantem o sucesso da sua dieta

Iniciar uma dieta alimentar é um fator fundamental para se ter sucesso no processo de…


Iniciar uma dieta alimentar é um fator fundamental para se ter sucesso no processo de emagrecimento, mas o começo e a decisão de seguir firmes no objetivo podem ser complicados, pois as tentações aparecem de todos os lados – seja em uma festa de aniversário, seja na porção de aperitivos na mesa de um bar ou uma torta na vitrine de uma doceria.

Em primeiro lugar, é necessário compreender que dieta não é sinônimo de comer menos ou comer apenas salada, mas sim um conjunto de escolhas e hábitos que ajudam a alcançar o seu objetivo.

Dicas para alcançar o sucesso na dieta

Ter uma rotina alimentar

O planejamento das refeições do dia é muito importante na organização da alimentação e o ideal é fazer três refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) e dois pequenos lanches. Os períodos dos dias nos quais você vai ingerir os lanches podem ser estipulados de acordo com a sua fome.

Hábitos que garantem o sucesso da sua dieta

Foto: Reprodução

Sem restrições excessivas

O método de privar-se de todos os alimentos que gosta, por serem calóricos, não funciona a longo prazo. O mais eficiente é buscar a orientação de especialistas em alimentação, como nutricionistas e endocrinologistas, o que permite montar um cardápio variado e equilibrado, inclusive com os alimentos de sua preferência, porém em porções controladas.


Comer devagar

A velocidade da ingestão dos alimentos também faz diferença: segundo um estudo realizado no Japão, as pessoas que comem muito rápido têm um risco 84% maior de desenvolver obesidade do que os demais. A sensação de saciedade começa a ser enviada ao nosso corpo cerca de 20 minutos depois de começarmos a comer e quem come muito rápido acaba ingerindo mais do que deveriam, porque não dá o tempo necessário para a percepção da saciedade pelo cérebro. O melhor é comer com tranquilidade e mastigar bem os alimentos.

Boas noites de sono

Durante o sono nosso organismo produz um hormônio, a leptina, que é capaz de controlar a sensação de saciedade durante todo o dia. As pessoas que têm dificuldade para dormir produzem menores quantidades deste hormônio e a consequência é a ingestão exagerada de calorias durante o dia.

As pessoas que dormem de 6 a 8 horas por dia queimam mais gorduras do que aquelas que dormem pouco, sendo que dormir pouco reduz em 55%  a queima de gordura.

Exercitar-se

Praticar exercícios regulares é uma excelente aliada no emagrecimento. Tente encontrar um exercício de que realmente goste e reserve um período do dia para se exercitar, ao menos 3 vezes por semana.


Reportar erro