Graviola – propriedades e benefícios

Por João Silva

Graviola

Benefícios e propriedades desta fruta | Imagem: Reprodução

A graviola é conhecida por ser uma fruta saborosa, comum na culinária e nas casas brasileiras. É típica da América Central e foi trazida ao Brasil, onde se reproduz com maior facilidade em climas frios ou amenos, embora cresça em qualquer tipo de solo e seja bastante presente na região Nordeste.

Seu consumo inicialmente era apenas alimentício, porém, estudos foram comprovando aos poucos suas propriedades medicinais, sendo utilizada dessa maneira não só no Brasil, mas em outros países do Mercosul.

A árvore que dá origem a essa fruta pode alcançar até 5 metros de altura, com folhas verdes, brilhantes e com flores amareladas. Os frutos não têm proporções definidas, de formato oval, casca verde e branco e suculento por dentro, seu sabor é quase indefinido, sendo um pouco ácido, doce e leitoso ao mesmo tempo e a sua safra é anual. Sua composição química é rica em carboidratos, vitamina C, B1 e B2, anonacina (presente na casca), e compostos fitoquímicos e bioativos. Entretanto o uso medicinal não se restringe a fruta, o chá de suas folhas é utilizado para tratamento de doenças como insônia e diabetes, suas sementes servem para alívio de dores estomacais e suas cascas e raízes, que são fontes de substâncias benéficas, ainda estão em estudos sobre sua utilização medicinal.

A graviola pode ser utilizada no tratamento de

Seu uso é tão benéfico para tratar doenças distintas, graças à presença da vitamina C, que combate os radicais livres, protegendo as células saudáveis do corpo. Testes em animais comprovaram que o seu chá combate as células cancerígenas, porém nada se sabe sobre o seu uso em humanos. Estudos vêm procurando comprovar seus benefícios anticancerígenos, para auxiliar no tratamento de pacientes dependentes de quimioterapia e outros processos que agridem o corpo dos enfermos.

Consumo

Presente na culinária, o fruto da graviola pode ser consumido ao natural, em sucos, vitaminas, doces, sorvetes, geleias entre outras sobremesas.