Grapefruit – Os benefícios da deliciosa fruta

O grapefruit, também conhecido como toranja, jamboa, laranja-melancia, pamplemussa, laranja vermelha e laranja-romã, é um…


O grapefruit, também conhecido como toranja, jamboa, laranja-melancia, pamplemussa, laranja vermelha e laranja-romã, é um fruto semelhante à uma laranja, mas possui coloração avermelhada na parte de dentro. Consumida na forma natural ou ainda como suco, a toranja pode ser preparada ainda assada ou cozida. O citrino híbrido é fruto do cruzamento entre o pomelo com a laranja.

Com sabor ácido e azedo, o fruto possui a suculência parecida com a laranja, apresentando os mesmos benefícios e muitos outros. Sua casca é amarelo-alaranjada e a polpa é segmentada, variando nas cores com brancos, rosados, tintos e polpas com sabores diferentes.

Grapefruit – Os benefícios da deliciosa fruta

Foto: Reprodução

Benefícios e propriedades

A grapefruit tem se tornado muito popular devido à sua propriedade emagrecedora, pois é eficaz no bloqueio dos depósitos de gordura, fazendo ainda com que o corpo queime mais gordura do que normalmente queimaria.


A dieta da grapefruit, que tem feito com que ela fique conhecida, baseia-se no consumo de meia toranja em cada refeição durante dez dias, prometendo eliminar entre 5 e 10 kg. Seu consumo, graças à riqueza em fibras que a fruta apresenta, ajuda a saciar, inibindo a fome. Além disso, ajuda a prevenir doenças cardiovasculares, anginas de peito, enfarte do miocárdio, excesso de ácido úrico – que causa gota, cálculo renal e artrite úrica –, infecções, colesterol alto e gorduras. A toranja, além de todos os benefícios já citados, ajuda a fortalecer a elasticidade das paredes arteriais, ajudando na circulação e no combate às varizes. Ideal para quem tem problemas com anemia, a fruta ajuda na absorção de ferro quando associada à alimentos ricos nele.

A fruta é rica em vitamina C, A, B1, B2, B3, B5, B6 e E, fibras, água e, graças a isso, ajuda a aumentar a imunidade, combater o envelhecimento precoce – devido à sua ação como antioxidante –, combate os radicais livres, combate ao câncer, melhora o funcionamento intestinal, combate os ácidos graxos, aumenta a velocidade do metabolismo, reduz as placas de aterosclerose e ajuda a proteger o coração.

Malefícios

Apesar de ser rica em benefícios e querida por seu poder emagrecedor, a toranja possui ainda alguns contras em seu consumo, como a interação com diversos medicamentos, pois ela possui um fator que inibe a produção da enzima que é necessária para a absorção de medicamentos. Alguns estudos visam descobrir exatamente com quais remédios ela interage para saber quais precisam ser evitados.


Reportar erro