Granola de coco: Aprenda receita e descubra todos os seus benefícios

O coco é rico em uma gordura magra, o ácido láurico, que ajuda a manter a forma, além de ser uma fonte de fibras e gordura boa


Quando há uma decisão sobre a adoção de hábitos saudáveis nas refeições, o mercado oferece uma gama de produtos que podem auxiliar na obtenção de vitaminas e demais substâncias imprescindíveis para o organismo funcionar de forma regular. Porém, ainda há possibilidade de você mesmo preparar os alimentos.

Além do mais, dependendo do objetivo que você queira alcançar, como a perda de peso, certos alimentos podem auxiliar de forma positiva. O coco é um deles! Muita gente tem restrição ao consumo da polpa, por achar que ela pode engordar. Mas o que acontece é exatamente o contrário.

O coco é rico em uma gordura magra, o ácido láurico, que ajuda a manter a forma. “A polpa do coco maduro (seco) é uma excelente ajuda para quem quer emagrecer. Ela contém fibra e muita gordura do tipo que não é armazenada pelo nosso corpo, além de causar sensação de saciedade e dar energia”, destaca a nutróloga, Tamara Mazaracki.

Granola de coco

Granola de coco: Aprenda receita e descubra todos os seus benefícios

Foto: depositphotos

A partir de uma receita simples e nutritiva, você vai poder aproveitar todas as propriedades benéficas da polpa do coco, além de ser uma delícia. Veja como preparar um granola de coco, receita sugerida pela nutróloga.


Ingredientes

– 1 coco seco;
– 3 colheres (de sopa) de óleo de coco;
– 2 colheres (de sopa) de açúcar orgânico;
– 2 colheres (de cafezinho) de extrato de baunilha em pó ou de canela;
– 2 colheres (de sopa) de macadâmias ou amêndoas trituradas grosseiramente (opcional).

Modo de preparo

Para preparar a granola de coco, o primeiro passo é processar o ingrediente. Para isso, use um processador de alimentos. Unte um tabuleiro com duas colheres de sopa de óleo de coco, em seguida, despeje o coco ralado nesse espaço, distribuindo de forma uniforme. Polvilhe o açúcar e a baunilha (ou canela).

Leve para assar em forno médio pré-aquecido de 30 a 40 minutos. Para ter certeza que chegou a hora de desligar o forno, preste atenção se as beiradas estão douradas. Retire, misture bem, acrescente as macadâmias e volte ao forno baixo. Dê uma misturada sempre que notar pontos mais escuros no coco, para dourar por igual.

Quando o coco estiver mais escurinho, acrescente uma colher de sopa de óleo de coco e misture bem. Deixe no forno ligado semiaberto para a granola ficar bem sequinha. Quando estiver toda dourada, desligue o forno, feche a tampa e deixe a granola descansar dentro do próprio forno até esfriar completamente.

Para conservar, a dica é que a granola de coco seja guardada em um pote na geladeira, dessa forma, você vai conseguir manter a granola sempre crocante. Para consumi-la, a dica é colocar um pouco na salada de fruta ou no iogurte natural.


Informar erro