Gostosa e cheia de benefícios: Água de coco

Saborosa e refrescante, a água de coco é uma grande fonte de nutrientes que fazem…


Água de coco

Descubra as infinitas propriedades desta doce bebida | Imagem: Reprodução

Saborosa e refrescante, a água de coco é uma grande fonte de nutrientes que fazem benefícios à saúde e à beleza. É usada principalmente para hidratar o corpo e possui pequeno valor energético, apenas 19 calorias em 100 mililitros. Há estudos que afirmam que a água de coco pode ser levemente calmante, diurética, antifebril, anti-inflamatória, antiverminosa, antioxidante e ainda estimula o apetite. Ela pode ser consumida por crianças, adultos e idosos saudáveis. Água de coco é a mais indicada nos casos de desidratação por diarreia, hipertensão e enfermidades que têm necessidade de uso de diuréticos. Em casos de cirurgias mais sérias, principalmente as do sistema digestivo, a bebida é altamente recomendada para reequilibrar o organismo.

A bebida tão abundante no território tropical brasileiro já ganhou até versão industrializada. Ela pode ser encontrada em supermercados (caixinhas ou garrafinhas) e ainda é muito usada para misturar com bebidas alcoólicas nos bares. Na praia é uma ótima forma de reidratar o corpo que perdeu muito suor devido ao calor do verão. Ela é riquíssima em vitaminas, aminoácidos, carboidratos, antioxidantes, enzimas, sais minerais e muitos outros fitonutrientes que auxiliam o corpo a funcionar mais eficientemente. Além de repor eletrólitos, uma substância que protege contra cãibras e melhoram o desempenho físico.


Benefícios da água de coco

Além de um sabor adocicado delicioso e ainda ser ótima para refrescar em dias de calor, a água de coco é indicada para vários casos. Conheça alguns casos a seguir e a melhor forma de usá-la em cada um:

  • Enjoo e vômitos: tome a água de coco aos goles para aliviar os sintomas;
  • Diurese: pode ser tomada de qualquer forma;
  • Febre: prefira beber a água de coco em temperatura ambiente;
  • Pós-quimioterapia: a água de coco tem boa aceitação no tratamento quimioterápico;
  • Inflamações: é altamente recomendada em casos de inflamações internas e externas. Pode ser tomada abundantemente, pois como tem efeitos que desintoxicam favorece a cura de processos inflamatórios.
  • Revitalizar a beleza da pele: incluir a água de coco na dieta só traz benefícios à pele. Inclua um copo diariamente no cardápio e aguarde os benefícios aparecerem em poucos dias!

Você sabia?

A água de coco é tão compatível com o corpo humano que até pode ser injetada na veia! Nas 1ª, 2ª Guerras Mundiais e na Guerra do Vietnã, a falta de recursos medicinais fez os militares aprenderem as qualidades da bebida quase sem querer. O método foi muito eficaz mesmo com todos os problemas e a falta de higiene no campo de batalha. Detalhe: não é recomendado de forma alguma fazer isso nos tempos de hoje.


Reportar erro