Gengibre pode ser eficaz na luta contra o câncer

“Gengibre inibe o crescimento e modula a secreção de fatores angiogénicos, em células de cancro do ovário”, afirma pesquisadores em artigo publicado


Câncer é uma doença provocada por células incomuns que se multiplicam de forma desordenada e acabam matando os tecidos do organismo.

Também chamada de neoplasia maligna, este problema de saúde é preocupante tanto para médicos, como também para os pacientes que são diagnosticados. Toda esta angústia é devido ao número de mortos devido essa doença.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), 8,2 milhões de pessoas morrem de câncer no mundo inteiro em apenas um ano. No Brasil, ainda segundo o órgão, as mortes em decorrência deste problema podem ultrapassar a faixa de 100 mil ao ano.

O tipo mais comum desta doença é o de pele, independentemente do sexo do paciente. Mas, no caso específico dos homens é o de próstata e nas mulheres é o de mama, útero e ovário, respectivamente.

Gengibre pode ser eficaz na luta contra o câncer

Foto: depositphotos

Porém, a tecnologia permitiu a elaboração de tratamentos para eliminar o câncer, os três principais são: cirurgia para a retirada do tumor, quimioterapia e radioterapia.

Estes dois últimos, por exemplo, podem ser combinados em um único caso, mas ao mesmo tempo que eliminam as células cancerígenas, eles também podem afetar os tecidos saudáveis do corpo. Assim, especialistas passaram a procurar novas formas de tratamento para esta doença e encontraram bons resultados no gengibre.


Pó de gengibre no tratamento de câncer

Cientistas passaram a usar o gengibre em experiências contra as células cancerígenas, os resultados deste estudo foram publicados em um artigo do Centro Nacional de Informação Biotecnológica (NCBI, sigla em inglês).

Segundo a publicação, “ginger ( Zingiber officinale Rosc) é um componente dietético natural com propriedades antioxidantes e anticancerígenas. O componente de gengibre [6] -gingerol tem demonstrado exercer efeitos anti-inflamatórios através da mediação de NF-kB”.

As conclusões do estudo afirma que a substância extraída do gengibre em pó é realmente eficaz na luta contra o câncer. “Gengibre inibe o crescimento e modula a secreção de fatores angiogénicos, em células de cancro do ovário. O uso de agentes nutricionais tais como gengibre pode ter potencial no tratamento e prevenção do cancro do ovário“, finaliza a publicação.

Outras pesquisas sobre este tema

O Brasil também está empenhado nas buscas por resultados positivos envolvendo o gengibre como tratamento do câncer. Assim, pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), passaram a estudar esta raiz desde 2010 e estão alcançando resultados satisfatórios.

Mesmo sem ser aplicada em humanos, por enquanto, a pesquisa já comprovou efeitos positivos contra células de câncer de mama e mais tarde poderá ser aplicada em outros tipos de câncer, como o de próstata, pulmão, colo de útero etc.

Além dos benefícios com relação a destruição das células cancerígenas, o estudo da UFSCar também comprovou que as substâncias do gengibre não alteram os tecidos saudáveis do organismo. Não afetando assim, células do bulbo capilar, da mucosa bucal, e do intestino. Por esta razão, os pacientes não sofreriam de queda de cabelo ou náuseas.


Reportar erro