Gengibre é uma raiz com inúmeros benefícios

Por Nayla Georgia

Benefícios do gengibre

Todos os benefícios desta raiz em detalhes | Imagem: Reprodução

De origem asiática, o gengibre é uma raiz com propriedades terapêuticas muito benéficas, além de seu uso como condimento na culinária, por exemplo, no São João é o principal ingrediente do quentão. São aproximados 5.000 anos de história como remédio caseiro e o gengibre não desaponta quando o seu sabor picante ajuda a melhorar dores de garganta e outros problemas na voz. Xaropes, balas, cápsulas ou chá são as formas mais conhecidas de se ingerir essa raiz que contém no seu óleo essencial substâncias boas para a saúde, sendo elas o canfeno, felandreno, zingibreno e zingeroma. A raiz ainda possui outros bons nutrientes, como os minerais, magnésio, o cobre, o potássio e a vitamina BC. É pouco calórica, contendo apenas 46 calorias em 100 gramas de gengibre.

Benefícios

Conhecendo mais sobre o gengibre em pó

Com um sabor mais suave do que o gengibre fresco, esse pó é muito usado em confeitarias e padarias para fazer bolos, tortas, pães e biscoitos. Ele também combina bem com frutas e legumes, sendo misturado muitas vezes em temperos. O pó de gengibre pode ser feito em casa, basta retirar a casca e moê-lo inteiro. Se não deseja fazer em casa, é fácil de ser encontrado em lojas naturais em pacotes ou em cápsulas. Vale lembrar que este pó não substitui o próprio gengibre cru em certas receitas.

Fazendo o seu chá

Aqueça ½ litro de água, sem deixar ferver, pois o gengibre perde seus benefícios na água muito quente. Despeje o líquido em duas colheres de sopa do gengibre cru, esmagado ou ralado. Tampe a infusão e deixe repousando por cerca de 10 minutos.

O gengibre também beneficia a pele

As propriedades antioxidantes dessa raiz são muito benéficas para a pele ajudando no combate ao envelhecimento, deixando-a mais saudável e com um brilho natural. Os efeitos da acne e a psoríase são, respectivamente, diminuídos e combatidos. Para obter estes bons resultados basta beber as cápsulas ou mesmo o chá, trocando o açúcar por uma colher de chá de mel, pois o sabor é muito picante. O gengibre melhora o tônus da pele por ser rico em gingerol, o principal componente para acabar com os radicais livres e promover a uniformidade do tom da pele e a sua suavidade. As manchas provocadas pela idade são amenizadas com o consumo constante da raiz, assim como a acne que tem a inflamação removida já que o gengibre tem propriedades anti-inflamatórias, eliminando as bactérias com a propriedade antisséptica. Vale lembrar que o gengibre é usado nos Spas como aromaterapia para ativar a circulação sanguínea, logo, é ótimo para o combate à celulite.